21 de março de 2018 | Artigos

5 respostas veganas para quando seu professor disser que o ser humano precisa de carne

Se você é estudante da área da saúde e é vegano, algumas aulas podem ser difíceis de serem engolidas!

As informações que aprendemos em sala de aula, muitas vezes estão em desacordo com o que sabemos ser verdade. Enquanto os alunos aprendem muitas informações “inquestionáveis” nas aulas, é desnecessário dizer que a propagação constante do consumo de ovos, carnes magras e leites com baixo teor de gordura, está em conflito direto com a ética e crenças veganas. Pior ainda são os professores, que descobrem que têm alunos veganos e tentam convencê-los a comer produtos de origem animal. Então, o que um estudante vegano pode fazer? Esteja preparado! Aqui estão algumas situações em que um professor pode dizer com o objetivo de desbancar o veganismo, mas não sabem que você estará pronto com muitas respostas baseadas em fatos e estudos, durante seu próximo debate em sala de aula.

1. Você precisa de carne para obter proteína
Muitos professores irão dizer isso, mas a única coisa que é verdade nesta afirmação é que você precisa de proteína. Felizmente, você pode lembrar ao seu professor que existem muitas proteínas em plantas que nutrem seu corpo sem ter que comer animais. Por exemplo, uma meia xícara de legumes contém aproximadamente 20 gramas de proteína e é ótima para a saúde digestiva. Além disso, muitas pessoas não sabem que os vegetais também têm proteínas. Por exemplo, uma xícara de brócolis contém três gramas de proteína e está cheia de fibras. A soja também é uma ótima fonte de proteína vegetal. Finalmente, quando seu professor disser à classe que comer carne é necessário para obter proteína, sinta-se à vontade para compartilhar essa dica e lembrar ao seu professor que o consumo de carne está associado a problemas de saúde como doença renal, câncer e osteoporose. Ele ainda não acredita em você? Mostre essa matéria que escrevi “Como o veganismo pode fazer bem para a sua saúde“, nela falo sobre a relação do consumo de carne com o câncer de estômago e cólon, a partir de um relatório da Organização Mundial da Saúde! Será que ele vai questionar a OMS? Eu acho que não!

2. Leite de vaca = ossos saudáveis
Por alguma razão, os professores esquecem que o leite de vaca é criado para sustentar um bezerro em crescimento e definitivamente não foi feito para consumo humano. Além disso, esses leites tendem a não entrar em harmonia com nossos corpos e podem causar inchaço, dores de estômago e acne. E não se esqueça da intolerância à lactose. Com tanta informação sobre os efeitos negativos do leite de vaca, não é de se admirar que os leites vegetais tenham crescido em popularidade recentemente. Como uma alternativa mais saudável ao leite de vaca, os leites de soja, amêndoa, coco e arroz são muito saborosos e não prejudicam os animais, nem a nossa saúde.

3. B-12 vem da carne
Embora seja verdade que os humanos precisam do B-12, é completamente falso afirmar que a carne seja a única maneira de obter essa vitamina. A vitamina B-12 vem principalmente da carne animal e é necessária para a saúde ideal, mas os seres humanos têm que lembrar que temos opções éticas. Então, ao invés de matar um animal para obter a B-12, os alunos podem lembrar aos professores que existem suplementos B-12 veganos, e eles não machucam animais.

4. Você precisa comer peixe para obter ácidos graxos ômega
Estudantes da área da saúde ou não, muitas pessoas ficam surpresas quando descobrem que os veganos podem consumir ácidos graxos ômega sem comer peixe. As sementes de linhaça, chia e sementes de cânhamo estão cheias de ácidos graxos ômega-3 e são melhores para a saúde geral. Por exemplo, o consumo de peixe tem sido associado a transtornos mentais, depressão e suicídio. Além disso, os peixes são necessários para proteger e preservar os ecossistemas em nossos oceanos, e, se continuarmos removendo nossos cursos de água em grandes quantidades por razões egoístas, eles podem se extinguir em um futuro próximo.

5. Você precisa de gordura saudável em sua dieta
Esta afirmação é completamente verdadeira. O que não é verdade é que a gordura saudável tem que vir de animais mortos, pois alimentos como abacates, nozes e sementes contêm gorduras saudáveis ​​insaturadas que são boas para o nosso corpo. Além disso, a soja contém gordura saudável também, enquanto as gorduras à base de plantas também vêm com muitas vitaminas, fibras e nutrientes. Portanto, sinta-se à vontade para relembrar seu professor sobre isso, explicando como a gordura animal pode levar ao aumento dos níveis de colesterol e artérias entupidas, pois contêm grandes quantidades de gordura saturada que são sólidas à temperatura ambiente. Com o tempo, essa gordura saturada começa a se acumular e entupir as artérias, o que pode causar ataques cardíacos.

Texto retirado e traduzido de “5 Vegan Responses When Your Health Teacher Tells Toy to Eat Meat“, publicado pela jornalista Ana Sofia Rodriguez

Curta o Veguia no Facebook!

Siga o Veguia no Instagram!