27 de julho de 2020 | Artigos

Em 1° de agosto será a primeira vez que o Dia do Respeito aos Peixes será celebrado

A celebração é uma campanha liderada pelo grupo de defesa dos animais In Defense of Animals (IDA) e é apoiada por mais de 250 grupos que fazem resgates de animais selvagens, de saúde, abrigos para animais e organizações de defesa de direitos dos animais. O objetivo do Dia do Respeito aos Peixes é aumentar a conscientização das pessoas sobre a situação dos trilhões de peixes explorados a cada ano pelas indústrias de alimentos, pets, esporte e ciência.

Peixes são sencientes, ou seja, sentem dor, medo e alegria. Além disso, eles possuem grupos sociais complexos, grande memória e personalidade individual. Os peixes estão em constante contato com bactérias, fezes, toxinas, óleo de transformador (PCBS), mercúrio e diversos outros metais pesados, ou seja, consumir peixes é consumir indiretamente essas coisas.

A pesca comercial está devastando ecossistemas marinhos, incluindo antigos belos recifes de corais, redes e lixo de pesca continuam a prender e matar animais marinhos.

Trilhões de peixes são mortos todos os anos pela indústria de alimentos, pela indústria de animais e de aquários, em laboratórios e pelo esporte, mas são excluídos de muitas leis de proteção, como a Lei de Bem-Estar Animal, a Lei de Métodos Humanos de Abate e a Lei de Prevenção de Crueldade e Tortura Animal.

A data vem na após uma ordem executiva assinada pelo presidente Trump em maio, que visa desregular a indústria de frutos do mar e aumentar as pisciculturas concentradas, um prejuízo ao meio ambiente e ao bem-estar dos peixes. Em junho, Trump também permitiu que a pesca comercial fosse retomada no Monumento Nacional Marinho dos Canyons e nos montes submarinos do Nordeste, um trecho de quase 5.000 milhas de água e terra que abriga ecossistemas marinhos sensíveis.

Fonte: VegNews

Assine Newsletter do Veguia e fique por dentro das notícias do universo vegano, além de receber as receitas! Clique aqui para assinar, não leva mais que um minuto!

Curta o Veguia no Facebook ou siga no Instagram!