12 de outubro de 2020 | Artigos

Enzima capaz de degradar plástico mais rapidamente é criada por cientistas

A novidade animadora é a criação de uma “super enzima”, que degrada plástico em apenas alguns dias! Tudo começou lá em 2016, quando a bactéria Ideonella sakaiensis foi descoberta no Japão. Ela é capaz de digerir o tereftalato de polietileno (PET), ou seja, material do qual são feitas garrafas de água e refrigerante.

Os estudos sobre a bactéria continuaram a ser realizados pelos cientistas da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, e do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Até que, em 2018, incidentalmente, quando estudavam a enzima PETasa, que a bactéria Ideonella sakaiensis produzia – com o objetivo de determinar sua estrutura – realizaram modificações que potencializaram a sua capacidade de degradação! O processo foi acelerado em 20%!

A nova enzima pode agora degradar o plástico em apenas alguns dias (seis vezes mais rápido do que a versão de 2018)! Você pode conferir aqui detalhes sobre a pesquisa que envolve a enzima!

Assine Newsletter do Veguia e fique por dentro das notícias do universo vegano, além de receber as receitas! Clique aqui para assinar, não leva mais que um minuto!

Siga o Veguia no Instagram e curta no Facebook!