19 de abril de 2022 | Comportamento

Gatos lembram os nomes de seus humanos, diz novo estudo

Um estudo inédito realizado pela Universidade de Kyoto, no Japão, avaliou vários gatos para descobrir se eles lembravam os nomes dos membros de suas famílias (outros gatos e humanos).

Primeiro, os pesquisadores mostraram a 48 gatos (que eram animais de estimação ou viviam em cafés para gatos) fotos de outros gatos com os quais estavam familiarizados. Ao mesmo tempo em que mostravam a imagem, diziam o nome verdadeiro do gato fotografado ou um nome falso. Em seguida, eles mostraram a um novo grupo de 26 gatos imagens dos humanos com quem vivem.

Em ambas as seções do experimento, os gatos indicaram que sabiam os nomes dos outros gatos e dos humanos.

Quando um nome falso era dado, os gatos olhavam para a imagem por mais tempo, o que os pesquisadores dizem que indica confusão. Eles fizeram isso mais por seus companheiros gatos, mas fizeram o suficiente com os humanos para indicar alguma capacidade de aprender seus nomes também.

Os fatores que afetaram a capacidade do gato de lembrar nomes humanos incluíram coisas como o tempo que eles vivem com eles e o número de pessoas com quem vivem. Como seria de esperar, se eles estão com uma família há muito tempo, eles acharam mais fácil lembrar os nomes dos humanos e gatos dessa família. Mas os pesquisadores também descobriram que quanto mais pessoas na família, mais fácil era para os gatos lembrarem os nomes. Eles especularam que isso é provável porque em famílias grandes, eles “têm mais oportunidades de ouvir nomes sendo usados”.

Fonte/VIA: Plant Based News

Siga o Veguia no Instagram!