5 de setembro de 2019 | Receitas

Hambúrguer de beterraba com quinoa e maionese verde

Olá sou a Tábata Dugois, chef de cozinha vegana, consultora e professora de gastronomia! Através de minhas receitas quero mostrar com simplicidade como a culinária vegana é deliciosa, saborosa, cheia de amor e nutrição!!

Anote a receita e surpreenda!!

Ingredientes:

QB – Quanto Baste (coloque aos poucos e experimente)

300gr Feijão branco demolhado e cozido

200gr Beterraba cozida

200gr farelo de quinoa

100gr farinha de rosca (pode usar a de trigo)

Qb salsinha

Qb sal

Qb fumaça em pó

Qb alho em pó ou desidratado

Para a maionese verde:

200gr de tofu soft

1 dente de alho

20gr de mostarda

50 ml leite vegetal

meio maço de salsinha e cebolinha

Qb sal

20ml azeite

Preparo do hambúrguer

Deixe o feijão demolhado por 12 horas. Cozinhe o feijão com água e sal até ficarem macios. Escorra e reserve.

Cozinhe ou asse as beterrabas até ficarem macias. Coloque no processador com o feijão até ficar uma mistura homogênea (se não tiver processador pode amassar os dois juntos). Leve a misture para um bolw e adicione os temperos e farelo de quinoa. Misture bem e vá adicionando a farinha de rosca aos poucos até que a massa desgrude das mãos. Modele no formato de hambúrguer e leve para gelar por pelo menos 1 hora. Pode ser congelado.

Em uma chapa ou frigideira coloque um fio de azeite e deixe aquecer. Sele os hambúrgueres até que estejam dourados dois lados. (Dica: Não fique virando muitas vezes, deixe que ele doure de um lado completamente, antes de virar).

Maionese verde

Em um liquidificador bata o tofu com o dente de alho, azeite, mostarda e pitada de sal. Adicione metade do maço se salsinha e cebolinha higienizados e picados grosseiramente (se quiser mais verde e temperada pode colocar mais salsinha). Adicione o leite vegetal aos poucos apenas para dar cremosidade e consistência a maionese. Ajuste os temperos. Leve para gelar por 1 hora antes de servir.

Este na foto foi servido no pão de brioche artesanal quentinho, acompanhado de salada de alface crespa e tomate, pesto de manjericão, maionese verde e uma porção de batatas palitos assadas.

 

Tábata Dugois – tabatadugoism@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *