23 de agosto de 2017 | meio ambiente

Mulher desenvolve bateria recarregável que dura 400 Anos!

Bateria

Sabe quando a bateria do seu smartphone ou de seu notebook já não duram mais que uma hora? Pois bem, isso pode mudar! Isso porque a doutoranda da Universidade da Califórnia, Mya Ke Thay criou algo bastante útil enquanto “brincava” no laboratório: uma bateria recarregável que dura até 400 anos. Seria o fim da poluição causada pelas baterias de íon e lítio em aterros!

Os nanofios já estavam sendo estudados para uso potencial em baterias, mas os cientistas descobriram que ao longo do tempo os fios se quebrariam por serem bastante frágeis, quebrando o ciclo de carga. O ciclo de carga acontece quando a bateria passa de completamente cheia para completamente vazia, e depois volta para cheia novamente.

Por puro capricho, a tailandesa Mya revestiu um conjunto de nanofios de ouro em dióxido de manganês e em uma espécie de gel eletrônico, e então começou a observar os ciclos. Para a surpresa de Mya e Reginald Penner, chefe do departamento de química da universidade, a bateria permaneceu interrupta durante 30 mil ciclos, e isso continuou por um mês.

A bateria média de um laptop dura de 300 a 500 ciclos de carga. A nanobateria, desenvolvida faz 200 mil ciclos em três meses. Em tempo médio isso significa 400 anos de vida útil.

“Se isso vir a se concretizar, seria um grande avanço para a comunidade”, diz Penner.

Caso a descoberta se confirme, a novidade poderá garantir bons frutos no campo tecnológico, econômico, e principalmente, ecológico!

Curta o Veguia no Facebook!

Siga o Veguia no Instagram!