13 de março de 2020 | Receitas

Sushi

Uma culinária tradicional e com suas peculiaridades, a cozinha japonesa, é uma das queridinhas dos brasileiros. O gohan (arroz japonês, com grão curto) é a base para preparar a receita de hoje, sushis deliciosos. Com a construção de sabores e ingredientes simples, teremos um resultado final cheio de sabor e amor.

Ingredientes

2 xícaras de gohan

3 xícaras de água

1/2 xícara de vinagre de arroz

50gr de açúcar (pode ser o cristal, demerara ou refinado)

1 1/2 colher rasa de sal

1 colher sobremesa de saquê (opcional)

5 folhas de nori

1 cenoura

1 manga

200gr cogumelo

1 avocado

4 folhas de couve

150gr de tofu soft

20ml azeite

1 limão

1/2 dente de alho

qb azeite (para refogar)

qb shoyu (para temperar)

1 Sudare (esteira para enrolar sushi)

*QB – Quanto Basta

Preparo

Gohan (arroz) – coloque o arroz em uma peneira e delicadamente lave os grãos com água corrente até que saia mais limpida. Deixe o arroz descansar na peneira por 20 minutos. Coloque os grãos na panela e cubra com a água. Leve para o fogo alto até que comece a ferver, abaixe o fogo e tampe para terminar o cozimento (até que estejam macios). Desligue e deixe a panela tampada por 15 minutos.

Molho Su (tempero) – leve para uma panela de fundo grosso o vinagre, açúcar, sal e caso opte o saque. Fogo baixo, não deixe ferver, apenas misture os ingredientes para que o sal e açúcar se dissolvam por completo. Leve para gelar. Utilize o tempero sempre frio.

Como temperar – com uma colher de bambu e delicadeza transfira o arroz para um bolw (pode ser uma gn, assadeira, bacia) vá adicionando o tempero e misturando devagar para não quebrar ou amassar os grãos de arroz cozidos. Deixe esfriar e reserve.

Creme de tofu – bata no liquidificador o tofu soft com 1/2 limão (suco), metade de um alho e vá adicionando os 20ml de azeite para incorporar a mistura.

Recheios – Corte o avocado em fatias e tempere com metade do limão. Corte a cenoura em fatias finas. Corte a manga em fatias finas. Reserve

Corte o cogumelo de sua preferencia em fatias e refogue com azeite e shoyu. Reserve

Corte a couve bem fininha. Adicione azeite em uma frigideira, aqueça e coloque parte da couve, deixe até que fique mais sequinha tipo crisp. Faça isso com toda a couve. Reserve.

Montagem: Coloque o nori com a parte áspera para cima, coloque arroz até a metade do nori, completando os espaços de uma borda a outra. Na metade deste arroz que já está na alga com uma bisnaga ou colher adicione a pasta de tofu, adicione uma fileira de avocado e outra de cogumelo. Enrole o sushi com a ajuda do sudare. Reserve para cortar. Sempre corte primeiro ao meio, depois metade e metade novamente, fazendo assim 8 sushis. Intercale o recheio utilizando a cenoura, cogumelo, manga e finalize com couve crisp. Você também pode preparar niguiris, modelando o Gohan e colocando o cogumelo por cima como o da foto. Para fazer uramakis corte a alga ao meio, complete com arroz, salpique gergelim e vire a alga com a parte do arroz para baixo, recheie na parte do meio da alga e enrole com a ajuda do sudare.

Use sua criatividade e ingredientes de sua preferencia para criar sabores. Outros elementos que gosto para esse preparo são: pimentão vermelho e amarelo defumados, pepino japonês, gergelim, tofu defumado, edamame, tomate, abobrinha, e muito mais!

Você também pode servir de entrada uma sopinha de missô e acompanhar peixinhos da horta fritos (essa receita vocês já tem!)

Que tal preparar seus sushis e dizer para gente o que achou?

Eu sou a chef Tábata Dugois e quero te ajudar a preparar delicias sem ingredientes de origem animal, com sabor e muito amor!!

tabatadugoism@gmail.com  – Instagram @tabatadugois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *