14 de novembro de 2020 | Viagens

Viagens Veganas: São Francisco Xavier/SP

Natureza exuberante. Experiência rural com conforto. Gastronomia local variada.

Se você está pensando em viajar, mas fica inseguro(a) nestes tempos de pandemia, o turismo rural em São Francisco Xavier é uma ótima opção! Possui diversas alternativas de hospedagem sem aglomeração, com chalés confortáveis na montanha, passeios e refeições ao ar livre e muita, mas muita natureza de tirar o fôlego!

São Francisco Xavier localiza-se no vale do Paraíba, na Serra da Mantiqueira e é distrito de São José dos Campos.

Possui uma área de preservação ambiental (APA) bem conservada e que abriga inúmeros animais como jaguatiricas, pacas, capivaras, esquilos, macaco muriqui, além de diversas cachoeiras e pontos de grande beleza cênica.

Para os amantes da natureza é o lugar perfeito para contemplação e observação da fauna e flora nativas; para os yogues, adeptos à meditação e buscadores o local está repleto de possibilidades de imersão e cachoeiras reenergizantes; para os aventureiros oferece diversas opções de trilhas de diferentes níveis de dificuldade e esportes radicais para quem busca adrenalina; para os casais ou famílias dispõe de múltiplas opções de hospedagem e uma gastronomia variada que vai desde uma comida típica da roça até bares com happy hour  com cervejas artesanais locais.

Nossa experiência foi muito mais completa por termos conhecido o Experiência São Francisco (@experienciasaofranciscoxavier) , idealizado pelo querido Zé Neto. Ele deu excelentes dicas e nos conectou com pessoas incríveis!

Outra pessoa fundamental para nossa viagem ter se tornado inesquecível foi o querido Henrique Muniz (@oconciergesfx), que nos possibilitou uma experiência de hospedagem incrível no Chalé da Vovó Nil. Ele administra casas para locação de temporada e estende o serviço de Concierge aos hóspedes oferecendo boas hospedagens e dicas locais. Super recomendamos e você pode acessar por aqui (na matéria daremos mais detalhes de nossa hospedagem).

Chegamos na segunda-feira a noite em São Xico e a maioria dos comércios e restaurantes estavam fechados. Como na maioria das cidades turísticas, de segunda a quarta o horário de funcionamento é menor ou fica fechado, mas tivemos a sorte de encontrar a Pizzaria O Artesão (@oartesaosfx) aberta!

Quem nos recebeu foi a Ana Elisa, proprietária e o Lucas Gonçalves, cozinheiro e também proprietário, e logo conferimos com eles as opções veganas. A massa não leva nada de origem animal, o forno é à lenha, o que confere um sabor todo especial para a pizza, e então decidimos pedir uma pizza grande meia berinjela com tomate assado e escarola e meia shitake com tomate assado (sugestão dos proprietários).

A casa existe há 2 anos e dentre as opções veganas estão:

• Pizzas
  • Caldos (no inverno)
  • Risotos
  • Massas

Os risotos e massas são servidos apenas de quinta a domingo. As pizzas variam de R$ 50 a R$ 60 (a grande). Possui o serviço de delivery também.

A Pizzaria O Artesão fica na rua Ezequiel Alves Graciano, 121 no centro e possui wifi para os clientes. A casa abre de quinta e sexta das 19h as 23h, de sábado e domingo das 11h30 as 24h e de segunda das 19h as 22h.

Depois fomos curtir um happy hour no Deck Restobar (@restobardeck) e fomos recebidos pela querida Camila, gerente do local, que rapidamente nos apresentou as opções veganas do cardápio e as possibilidades além das que já tinham, tudo para nos recepcionar da melhor forma! Ela e o cozinheiro Valcir foram muito queridos e nos descreveram com detalhes cada prato. Como já havíamos jantado, nosso foco foi degustar as opções servidas no happy hour, então fomos de batata rústica no azeite com cebola, toque de limão, alecrim e geleia de abacaxi (um tipo de batata sautê adaptada) e estava MARAVILHOOOSA! Casquinha bem crocante, recheio macio, explosão de sabores no tempero e a geleia trouxe uma acidez e doçura que complementaram lindamente o sabor. Esta porção está fora do cardápio, mas é só pedir que eles preparam.

Como não consumimos bebidas alcoólicas, pedimos sucos para acompanhar.

A casa existe há 1 ano, mas reabriu em dezembro de 2019 com o novo nome, e dentre as opções veganas do local estão:

• Porções (variam de R$19 a R$ 21)
  • Moqueca de palmito com purê de batata doce (R$ 38)
  • Batata rústica que pedimos (R$ 24)
  • Espaghetti ao sugo (R$ 29)
  • Caldo de mandioquinha e de feijão – no inverno (R$ 20)
  • Saladas (R$ 32)
  • Sucos (R$9,90)
  • Cervejas artesanais e regionais, chopp e drinks

O Deck Restobar fica na rua XV de novembro, 114 e possui wifi para os clientes e música ao vivo com couvert artístico. A casa abre de sexta das 18h as 23h30, de sábado das 12h as 23h30, de domingo das 12h as 18h e de segunda das 18h as 23h30.

Na terça-feira fomos jantar na Sílvia Lanches (@silvia_lanches) e fomos recebidos pela Renata, proprietária e filha da Silvia, que nos alegrou com opções variadas e deliciosas veganas! Para podermos apresentar uma maior variedade de pratos a vocês, pedimos uma opção de burger – o de grão de bico, no pão de fermentação natural de carvão, picles, cebola roxa e rúcula – e uma de prato, no caso a batata recheada com shitake. De bebida pedimos o suco de cambuci que estava delicioso!

A proposta existe há 21 anos e iniciou como um carro de lanches, hoje já em um restaurante com espaço maior, e há 2 anos possui opções veganas no cardápio. Dentre as opções veganas estão:

• Burger de grão de bico, pão de carvão ou de beterraba, picles, cebola, rúcula (R$ 16)
  • Sanduiche de shitake no pão com gergelim (R$ 18)
  • Porções (R$ 6,50 a R$ 20)
  • Batata recheada com shitake (R$ 26)
  • Caldos de abóbora cabotcha e mandioquinha com salsão
  • Cervejas artesanais e vinhos
  • Sucos naturais (R$ 6)
  • Açaí

A Silvia Lanches fica na rua 15 de novembro, 21 e possui wifi para os clientes. A casa abre todos os dias, com exceção de segunda-feira, das 18h as 23h e também possui serviço de delivery.

Na quarta-feira fomos tomar café da manhã no Bruno Pães Artesanais (@brunopaesartesanaissfx) e quem nos recebeu foi o proprietário Bruno que trabalha com pães há 5 anos, mas que há 5 meses abriu este espaço próprio. A maioria dos pães do local são naturalmente veganos e há opções doces e salgadas de fermentação natural. Bruno nos contou que produz mais de 30 variedades de pães e que todo dia serve de 4 a 5 variedades diferentes. Ou seja, cada dia você encontrará um pão diferente.

Tomamos um cafezinho com o pão integral com geleia. Os pães são muito bons e pudemos experimentar o de carvão no dia anterior na Silvia Lanches, no burger vegano que pedimos.

E dentre as opções veganas estão:

• Pão integral
  • Pão de azeitonas
  • Pão de azeite, ervas e cúrcuma
  • Pão ciabatta
  • Opção de pão na chapa vegano
  • Sanduiches
  • Tapioca
  • Pão de burger de carvão e de beterraba com fermentação natural
  • Pães doces
  • Cafés
  • Geleias
  • Sucos

Os pães variam de R$ 2,50 os mini até R$13 os grandes. Para tomar café da manhã é só aparecer, mas se o grupo tiver acima de 5 pessoas precisa ser agendado com antecedência.

O Bruno Pães Artesanais fica na rua Ezequiel Alves Graciano, 183 e possui wifi para os clientes. Abre de segunda a sexta das 9h as 21h, de sábado das 8h as 21h e de domingo das 8h as 16h.

Nosso almoço foi por conta da querida Ligia da Casa Bella (@casadabellasfx), uma cozinha italiana no campo que abre aos finais de semana (ou em outros dias com reserva antecipada) e atende apenas 10 pessoas por dia. Mas se prepare para ter muito mais do que uma refeição! Lá você terá uma experiência completa de slow food, com direito a horas de prosa com a Ligia, degustar os pratos na mesa ao ar livre, depois ficar pertinho do riacho e curtir os sons da natureza e então degustar mais pratos. rs

Tudo sem pressa, com emoção e eu até diria que é uma linda oportunidade para experenciar o mindfulness eating, em que você volta toda a sua atenção para aquele momento da refeição, sentindo os aromas, sabores, texturas e tudo embalado pela natureza local. A casa fica no meio da mata, à beira do riacho, o que transmite uma imensa sensação de bem-estar e acolhimento.

A Ligia é ovolacto vegetariana, mas sempre tem diversas opções veganas, basta avisar com antecedência que ela irá te surpreender com pratos afetivos com toque de tradição de família italiana da nona!

Nós tivemos o privilégio de almoçar de entrada uma abobrinha em finas lâminas na chapa de ferro com pimenta rosa e azeite, pães artesanais, bruschetta de cogumelo puxado no azeite, guacamole com semente de coentro e tomate seco que é sua especialidade. De prato principal foi o nhoque ao sugo com manjericão e de sobremesa um doce de maçã com canela docinho bem no estilo da roça (R$ 75 por pessoa).

Para fazer a sua reserva, contacte a Ligia pelo instagram da Casa Bella.

Nosso último jantar foi na Delúcia Bistrô e Café (facebook), um local estiloso com boa música e aromas deliciosos no ar. Fomos recebidos pelo estiloso e divertido Raymond, que nos atendeu com um grande sorriso e ótimas opções veganas, inclusive um dos pratos tem o nome de “prato vegano”! Ao entrar você já vê um mostruário de salgados cheio de empadinhas. Ai o vegan pensa “será que existe uma mínima chance de ter empada vegana?”. Pois é, meus amigos, TEM! E uma das melhores que já experimentamos! A Lúcia nos contou que a massa é feita com azeite e produz 2 sabores veganos: palmito e berinjela com tomate seco.

A casa existe há 5 anos e a proprietária e cozinheira é a Lúcia, com mãos de fada mineira com sotaque paulista. Além de refeições o local possui música ao vivo aos finais de semana e de sábado o público conta ainda com um karaokê.

Nós começamos com uma empada de cada sabor (que estavam divinas) e pedimos então o prato vegano, que é composto de um mix de legumes na chapa com cogumelos, tofu, castanhas e acompanha porção de arroz integral, de feijão e de salada temperada com limão siciliano. Cada garfada é uma explosão de sabores e texturas! Com certeza está na lista de um dos pratos mais saborosos que já comemos em restaurante!

O local conta com diversas opções veganas, dentre elas:

• Prato vegano – descrito acima (R$ 36)
  • Nhoque ao pomodoro (R$ 39)
  • Porções
  • Empadas de palmito e de berinjela com tomate seco (R$ 6)
  • Moqueca de palmito
  • Feijoada (mas a versão vegana precisa ser encomendada previamente na sexta-feira para ser produzida sábado)
  • Cervejas, vinhos e sucos

Ficamos com vontade de experimentar TODOS os pratos, pois a alquimia de sabores que a Lúcia consegue produzir é muito diferenciada. Até me emocionei ao provar os pratos dela…mas infelizmente era muitaaa comida. Tivemos que deixar para uma próxima visita à cidade.

O Delúcia Bistrô e Café fica na rua XV de novembro, 35 e possui wifi para os clientes. A casa abre de quarta a domingo das 12h as 24h.

Nossa hospedagem ficou por conta do Chalé da Vovó Nil, que agendamos através dos serviços de Concierge do Henrique (citados no início da matéria). O chalé fica no alto da montanha, com uma vista linda 360°, ou seja, de qualquer janela que você olhe terá uma vista incrível, além disso é super aconchegante, espaçoso, com limpeza impecável, cozinha toda equipada (com geladeira grande e não frigobar) e utensílios novos. Conta com quarto com cama queen, sala ampla com sofá-cama e TV a cabo para curtir um filminho a noite, bancada grande, café da manhã, uma mesa de madeira com banco na parte externa da casa, para você poder curtir um café da manhã sentindo o ar da montanha. E ainda é pet friendly!

Muitos restaurantes e cozinhas rurais não conseguimos conhecer devido aos dias que ficamos em São Xico (apenas segunda, terça e quarta) e também infelizmente estava bastante chuvoso o que inviabilizou trekkings e cachoeiras, pois estava muito escorregadio, mas isso nos deixa com a vontade de VOLTAR para conhecer ainda mais as belezas e prestigiar as opções veganas da gastronomia local!

***

Lembre-se de continuar se cuidando e mantendo todos os cuidados necessários para preservar a sua saúde e a de todos. Juntos somos mais fortes!