14 de março de 2020 | Delivery
“Riná Culinária Afetiva” produz e entrega doces e salgados veganos sem glúten em SP!
Essa semana recebi um kit maravilhoso da marca Riná, com bolo de cenoura, cookie e brigadeiros! Tudo sem glúten!
Criada em 2018 por Fernanda Tiemi, a empresa surgiu a partir de um sonho antigo que ela tinha em ter um negócio próprio:
“Sou formada em contabilidade e quando entrei na faculdade, já tinha um sonho de ter meu próprio negócio. Então, o meu projeto de vida seria trabalhar em bancos (que sabia que era o mercado que pagava melhor) e, depois, com 30 anos eu iria ter dinheiro suficiente para ter meu negócio. Mas a realidade foi um pouco diferente da planejada. Quando completei 5 anos de empresa eu senti um vazio e vi que tinha me distanciado muito do que eu era como pessoa. Me perdi naquele meio e nem lembrava mais do meu sonho de abrir um negócio. Comecei a praticar yoga. Aos poucos fui resgatando o que eu era de verdade, mas me faltou coragem para sair de um emprego estável, que pagava bem. Lá se foram mais 2 anos pensando em sair ou não, até que estava com 28 anos e percebi que quanto mais velho você se torna, menos riscos quer tomar na vida e achei que era o momento certo para tentar achar o que eu queria fazer na vida. Pedi demissão e fui viajar por 4 meses para Europa com dinheiro contado que tinha conseguido com a venda do meu carro. Fiz um retiro de silêncio e aprendi sobre meditação e vipassana bem no começo da minha viagem e isso mudou completamente a minha vida até hoje. Fiz um curso de bartender (estava pensando em abrir um bar) e, aos poucos, fui me reconectando com a minha essência. Voltei para o Brasil, trabalhei uns 3 meses de freela como bartender, até que comecei a sentir o mesmo vazio de antes, quando estava no banco”, contou.
Mas o trabalho em bares também não era a resposta que Fernanda estava procurando. A resposta veio um pouco depois, quando ela recebeu incentivo de uma amiga, que acreditou em seu potencial depois de provar os seus doces e salgados:
“Como o trabalho no bar era noturno, de dia ficava cozinhando, já que tenho muitas intolerâncias alimentares (leite, glúten e ovo). Até que resolvi largar os bares e fiquei um tempo sem saber o que fazer, só em casa procurando vídeos de doces veganos e comidas que eu pudesse comer. Até que fui visitar uma amiga (que tem um café em Higienópolis – Black ‘n load) e ela me perguntou o que eu estava fazendo na vida e disse que no momento nada, só cozinhando em casa para mim mesma. E então foi que ela me disse que o café precisava de opções veganas e pediu para que eu levasse algo para ela experimentar, mas nem tinha passado na minha cabeça vender o que eu fazia. Quando ela comeu o bolo e o bolinho salgado que eu fiz, ela disse que eu precisava começar a vender porque tinha mercado e era gostoso. Foi então que eu comecei – meio que tropeçando – a vender doces e salgados veganos sem glúten!”.
Depois de se jogar com a cara e coragem, ela também precisava escolher um nome que representasse a sua trajetória até ali e aquilo que ela acreditava para o planeta!
“Riná, em japonês significa jasmim branca, e jasmim é a flor que simboliza a transformação, que foi meio o que ocorreu comigo.”
“Quero levar a culinária vegana para pessoas que desconhecem ou têm preconceito. Acho que quanto mais opções veganas tiverem, mais fácil as pessoas entenderão sobre a causa. Quero que as pessoas tenham mais acesso e queria que o veganismo (culinária e propósito) fosse acessível à mais pessoas e classes sociais.”
Como comprar: via whatsapp (11 992241001) com encomendas com 1 dia de antecedência, e também nas plataformas @vemdebolo e @apptite.
Entrega em todas as regiões de SP (Grande São Paulo: depende da distância).
Siga a Riná no Instagram!