4 de março de 2022 | Comportamento
Alimentação sem carne reduz o risco de câncer em 14%, diz estudo da Universidade de Oxford
Um novo estudo realizado pela Universidade de Oxford descobriu que uma alimentação sem carne está associada ao menor risco de desenvolver câncer. A equipe analisou os dados de mais de 472 mil adultos britânicos entre os anos de 2006 e 2010. Os grupos foram divididos em “comedores regulares de carne” (mais de cinco vezes por semana), “Comedores de carne em baixa quantidade” (cinco vezes ou menos por semana), “Os que comem peixes e alimentos vegetais” e “vegetarianos” (que não comem nenhum tipo de carne).
Todos os participantes estavam sem câncer no momento em que foram recrutados e foram acompanhados para ver se desenvolviam algum. Ao longo do estudo 12% dos participantes desenvolveram diferentes tipos de câncer. Quando comparado aos comedores regulares de carne, o baixo consumo de carne foi associado a um risco 2% menor de desenvolver câncer. Os que comiam peixe 10% menor risco e os vegetarianos que não consomem nenhum tipo de carne 14% menor probabilidade de desenvolver câncer.
Outros fatores como tabagismo e índice de massa corporal também podem desempenhar um papel no risco de câncer. Em última análise, o estudo sugere que o comportamento alimentar específico, como seguir uma alimentação vegetariana, pode ter um impacto positivo na redução de risco de certos tipos de câncer.
Fonte: Plant Based News
Siga o Veguia no Instagram para receber nosso conteúdo!