10 de abril de 2020 | Artigos
O grito silencioso de dor dos peixes, na sexta-feira santa, e durante todos os dias do ano
Toda sexta-feira santa é a mesma coisa: pessoas deixando de comer carnes vermelhas para comer peixes aos montes durante a semana santa.
De todos os animais que viram alimentos, o peixe é o que solta um grito de dor silencioso e que é ignorado por milhões de pessoas ao redor do planeta, afinal, o pensamento é: já que o peixe não emite sons ao ter o seu corpo esfatiado, ele “não sente dor”. Parem de usar isso como argumento, porque isso não é um argumento e sim uma desculpa.
Além do peixe sentir dor e merecer viver, aqui vão mais algumas razões para você deixar de consumir peixe, na semana santa, e durante o restante de sua vida:
- Peixes são sencientes, ou seja, sentem dor, medo, alegria, etc. Possuem grupos sociais complexos, grande memória e personalidade individual.
- Animais marinhos vivem em contato com bactérias, fezes, toxinas, óleo de transformador (PCBS), mercúrio e diversos outros metais pesados. Portanto, o consumo desses animais pode causar perda de cabelo, perda de memória, depressão, dificuldade de concentração, problemas no sistema nervoso central, diversas doenças e levar até a morte.
- A pesca comercial está devastando ecossistemas marinhos, incluindo antigos belos recifes de corais, redes e lixo de pesca continuam a prender e matar animais marinhos. O filme Cowspiracy, patrocinado pelo ator Leonardo DiCaprio, mostra de maneira muito clara essas práticas.
Publiquei esse texto exatamente no dia da sexta-feira santa, porque pode ser um dia em sua vida que você comece a enxergar os animais, especialmente os peixes, de uma maneira diferente. Os peixes também merecem viver.
Assine Newsletter do Veguia e fique por dentro das notícias do universo vegano! Clique aqui para assinar, não leva mais que um minuto!