24 de novembro de 2018 | Receitas
Pizza Rosti Vegana e Sem Glúten
Tenho reduzido drasticamente o consumo de industrializados, glúten e açúcares.
Então, de uns tempos pra cá, tenho elaborado receitas que são sem glúten (além de veganas, claro). O glúten, além de ser em sua grande maioria de uma origem de trigo transgênico, causa intolerância em níveis diferentes mas em todas as pessoas, algumas tem reações mais intensas e severas e outras nem percebem que tem, mas se fizerem um teste e ficar apenas 1 mês sem consumir glúten, vão perceber diversas mudanças no funcionamento do seu corpo, qualidade do sono, humor, funcionamento do intestino, inchaço corporal, energia e por ai vai…
Uma das receitas sem glúten que elaborei foi a que chamei de PIZZA ROSTI. Rosti porque lembra um pouco a batata rosti por utilizar batata ou mandioca ralada crua.
Ela surgiu assim: eu tinha mandioca em casa e há tempos que eu não fazia queijadinha vegana (e a minha receita era com glúten). Também tinha um queijo vegano cremoso pronto e quis aproveitar para fazer pizza, mas não queria preparar uma massa trabalhosa, pois o dia estava super corrido. 💡Então resolvi elaborar 3 receitas com mandioca:
- pizza rosti sem glúten
- queijadinha vegana sem glúten (clique aqui para ver a receita)
- waffle de mandioca (mas este vou ter que apresentar a receita para vocês em uma outra ocasião, pois esqueci de tirar foto rs)
Bora pra receita da PIZZA! 😎
Para a base, substituindo a massa, utilizei a gosto:
- mandioca crua ralada
- sal marinho a gosto
- pimenta a gosto
Ralei no processador de alimentos, utilizando a lâmina própria para ralar. Depois temperei com sal e pimenta.
Untei o lado inverso (parte de baixo) de uma forma de pizza com óleo de girassol, espalhei a mandioca ralada temperada dando uma pressionada para que ficasse bem unida e com poucos espaços e levei para assar em forno alto pré-aquecido até a borda começar a dourar. Depois retirei a assadeira do forno e, com um auxílio de uma espátula, fui desgrudando a massa da forma e virei o outro lado para cima para dar uma corada e a pizza ficar ainda mais crocante (se quiser assar apenas um lado não tem problema).
Agora é só colocar o recheio de sua preferência e levar para gratinar por alguns minutos.
DICA: Deixe uma borda bemm generosa sem recheio, pois ela é fantástica pura!
Eu recomendo utilizar um recheio proteico (não apenas com queijo vegetal à base de batatas ou outro tubérculo como fiz para experimentar), para que a pizza fique mais nutritiva, pois se não estará comendo apenas mandioca (massa) com batata (queijo).
Agora quando você estiver na casa de amigos ou parentes, ou estiver viajando, ou mesmo quiser uma pizza diferente e bem crocante e não tiver seus ingredientes de costume para preparações sem glúten, já tem uma alternativa fácil, barata e delicosa! 😎
Bora veganizar! ❤
➡ Contato para cursos e consultorias: contato@cajucaju.com.br