28 de outubro de 2019 | Artigos
O que é vegan-washing?
Sou vegano há seis anos e, ao longo desse tempo, presenciei algo curioso e incomodo ao mesmo tempo. Com o crescimento do número de veganos no mundo, a variedade de produtos veganos aumentou! Legal, né? Pois bem, mas aí vem a parte negativa. Nem tudo o que reluz é ouro.
É aí que entra o termo “vegan-washing”. Vou explicar o que significa e, assim, você ficar ligado(a) no momento de comprar um produto no supermercado.
Empresas gigantes e que exploram animais e humanos, viram no veganismo um nicho muito interessante e, assim, pensaram “por que não lançamos produtos sem ingredientes de origem animal em sua composição e colocamos o selo “vegano” neles?”. E isso aconteceu, produtos foram lançados com o selo “vegano” por essas empresas e vêm enganando muitas pessoas, pois essas mesmas empresas nem de longe se importam com o bem-estar animal e humano.
O que é vegan-washing então? É justamente quando uma gigante que mata e explora animais lança, por exemplo, uma “linha vegana”, para dar a falsa impressão de estar se preocupando com os animais, os seres humanos e com o planeta, quando na verdade, por trás dos panos, estão matando animais, explorando seres humanos e poluindo o meio ambiente cada vez mais. E qual o objetivo por trás do vegan-washing? Melhorar a imagem da empresa, ou seja, nesse caso encobrir muitas atitudes lamentáveis com uma “atitude boa”. E quando a imagem de uma empresa melhora, o que ocorre? Ela ganha ainda mais dinheiro, porque cada vez mais consumidores comprarão dessa empresa e assim, consequentemente, o lucro é maior.
Fiquem atentos às submarcas. Muitas vezes marcas gigantes e exploradoras lançam produtos por meio de submarcas e podem passar despercebidas por nós, consumidores. Geralmente essas submarcas têm nomes compostos, fofinhos e felizes, como por exemplo, “Fazendinha da Felicidade”. Dá a impressão de ser uma empresa pequena e que não explora animais e humanos, mas na realidade pode ser uma submarca de uma gigante não ética. Isso acontece e MUITO. Vire o produto e LEIA bem o rótulo antes de comprar. Ter o celular a mão no momento da compra é essencial para uma pesquisa rápida sobre a empresa.
Não acredite em qualquer selo “vegano” por aí. A internet é maravilhosa por isso, pois podemos descobrir o histórico dessas empresas, que apenas querem se dar bem financeiramente e melhorarem a sua imagem se utilizando do veganismo.