12 de março de 2022 | Comportamento
Estudo descobre que 65 espécies diferentes de animais riem para expressar felicidade
Pode parecer meio óbvio quando observamos, por exemplo, um cachorro sorrindo e instantaneamente sabemos que ele está feliz. Mas um estudo conseguiu descobrir que não só cães e mais algumas espécies de animais sorriem para expressar felicidade, mas sim 65!
O estudo recente da UCLA publicado na Biocoustics se baseou nos resultados de muitos outros experimentos já realizados em uma variedade de espécies de animais.
Sasha Winkler, estudante de pós-graduação em antropologia da UCLA, e Grag Bryant, professor de comunicação da UCLA, buscaram por evidências de sinais de jogo vocal. Algumas risadas são familiares ao ouvido humano, como por exemplo, a de chimpanzés. Outras, como por exemplo, a de ratos, não conseguem ser detectadas sem o uso de tecnologia científica.
Aliás, uma das primeiras risadas de animais a serem descobertas foi o guincho ultrassônico do rato. Cientistas da Universidade Humboldt de Berlim investigaram a ciência do toque fazendo cócegas em ratos enquanto gravavam suas vocalizações. Eles descobriram que os ratos pareciam adorar as cócegas em suas costas. Quando os pesquisadores pararam o toque, os ratos procuraram por mais e até perseguiram a mão que recuava. Seus guinchos chegaram a 50 kHz, o tom de um rato feliz recebendo comida ou socializando com seus companheiros. O prazer do toque também iluminou o córtex sensorial de seus minúsculos cérebros, estabelecendo ainda mais que os ratos estavam de fato “rindo” das cócegas.
Mais estudos devem comprovar ainda mais espécies além das 65 que riem para expressar felicidade!
Fonte: My Modern Met
Siga o Veguia no Instagram para receber nosso conteúdo!