24 de agosto de 2018 | marcas
“Broto Fácil” oferece sementes e kits para produção de alfafa, trevo, brócolis, entre outros!
A cada dia que passa o número de veganos aumenta no mundo! Mas será mesmo que nós estamos nos alimentando da maneira correta? Em nosso dia-a-dia uma alimentação viva com frutas, vegetais, grãos e brotos germinados é essencial! E é exatamente falando sobre alimentação viva que introduzo a Broto Fácil, uma empresa familiar que nasceu da experiência de uma família em busca de uma vida mais saudável, sustentável e que tem por hábito compartilhar esses conhecimentos com amigos e a comunidade.
Em 1994, dois professores, Nilson e Suzana, foram morar em um sítio em Tijucas do Sul, à 70km de Curitiba. Naquela época, os dois montaram um sítio produtivo e ecológico, certificado como orgânico pelo Instituto Biodinâmico do Brasil.
Durante os 10 anos em que viveram lá, aprenderam muito sobre agricultura, ecologia do solo, alimentação saudável, permacultura e associativismo.
Aos poucos, a família começa a introduzir a alimentação viva no dia-a-dia e, depois de algum tempo, criam o Curso de Formação em Alimentação Viva!
“Atualmente temos uma alimentação mais diversificada, que se adapta mais as rotinas, de nem sempre estar em casa ou com tempo suficiente para preparar uma refeição. Consumimos germinados, brotos, probióticos, queijos e manteigas vegetais e produtos orgânicos, além de vegetais que conseguimos produzir! Acreditamos que a alimentação crudívora, ou uma dieta rica em alimentos vivos é a mais sustentável e que deveria ser incentivada nesse momento crítico do planeta. É barata, saudável, utiliza poucos recursos e energia e, num pequeno espaço, você consegue produzir uma grande variedade de alimentos com alto poder nutritivo, durante o ano todo”, contam os dois.
“Oferecer esse curso sobre alimentação viva e sustentável surgiu de maneira espontânea, sempre tivemos o habito de trocar conhecimentos com as pessoas que buscam uma alimentação natural, um estilo de vida mais sustentável e conectada! Sempre foi assim desde o começo, toda vez que conhecíamos algo bom, bem fundamentado, no caminho da sustentabilidade e que nos fazia bem, nos aprofundávamos no assunto e depois transmitíamos aos amigos! Foi assim com a biologia, com a agricultura orgânica, com a KundalineYoga e com alimentação Viva! Acreditamos que a educação é o caminho para um mundo mais justo, sustentável e amável!”, relatam.
E a criação do curso fez com que novas ideias surgissem na cabeça do casal. Então, em janeiro de 2015, nascia a Broto Fácil, empresa que tem como objetivo proporcionar todas as condições necessárias para que qualquer pessoa possa produzir seus próprios brotos de maneira fácil e segura. A empresa vende diversos tipos de sementes, além de um Kit para Produção de Brotos Comestíveis! Nesse kit é possível germinar 3 tipos de sementes ao mesmo tempo e sem ocupar muito espaço!
“A Broto Fácil surgiu de uma frustação, pois ensinávamos as pessoas a fazerem brotos e germinados nos nossos cursos, além de falar dos benefícios e maravilhas da alimentação viva. A maioria fazia os germinados (são mais fáceis), mas os brotos poucos faziam. Quando perguntávamos o porque, a resposta era que ainda não tinham improvisado os utensílios necessários para a produção, ou que não tinham encontrado as sementes, e o conhecimento da técnica ia caindo no esquecimento. Ficávamos tristes de estar compartilhando uma técnica simples, acessível, que produz um super alimento e poucos estarem usufruindo. Aí que tivemos a ideia de desenvolver um kit que oferecesse todas as condições básicas para qualquer pessoa produzir seus brotos!”, contam.
“Quando pensamos em desenvolver o kit, queríamos que fosse o mais prático possível e que qualquer pessoa interessada pudesse produzir. Já havíamos aperfeiçoado a técnica, depois de anos de estudo, produção e ensinando outras pessoas. Na fase de desenvolvimento do kit ficamos durante dois anos (com a assessoria de um escritório de design) projetando as peças, para que garantisse uma produção prática, segura, compacta, simples de lavar, produzido com material atóxico, resistente, acessível e que fosse bonito. A técnica para produzir brotos é muito simples e, com as bandejas de produção, facilita muito o cultivo. Todas as informações básicas para a produção fornecemos no manual, nos vídeos, no site e com um serviço de atendimento ao consumidor. Até agora ninguém nos relatou que não conseguiu produzir e alguns que tiveram algumas dificuldades, depois de alguns esclarecimentos começaram a produzir tranquilamente. O Kit Broto Fácil permite a produção doméstica de brotos de alfafa, trevo, feno grego, brócolis, rabanete, agrião entre outros, em até 7 dias, sem terra e na cozinha de casa”, contam.
“Os recipientes são confeccionados em plástico transparente, atóxico, contendo furos de drenagem e fundo abaloado, design moderno com encaixes para a produção vertical ocupando o menor espaço possível com tamanho compatível para a produção familiar. O borrifador é manual e serve para a irrigação dos brotos. As tampas de germinação são utilizadas no estágio inicial da produção e são compatíveis com vidros de conserva (os vidros não acompanham o kit), permitindo que os vidros fiquem inclinados facilitando a lavagem e a drenagem das sementes. A colher dosadora é utilizada para medir a quantidade certa de sementes para cada recipiente. O manual de instrução traz informações detalhadas para a produção de cada tipo de broto.
“Com as três bandejas, a pessoa poderá cultivar os brotos ao mesmo tempo ou em intervalos escalonados – começando a produção a cada 2 ou 3 dias. Isso permite que ela tenha um suprimento continuo de brotos. Assim quando ela estiver colhendo uma bandeja, as outras estarão em processo de crescimento! Temos um e-commerce que entrega para todo o Brasil via correios.”
“Compartilhamos os mesmos ideais do veganismo de uma alimentação mais consciente, sustentável e respeitosa em relação ao meio ambiente. Brotos são uma excelente fonte de proteínas, acreditamos que o kit vai facilitar a vida dos veganos. Agora, quando alguém perguntar de onde vêm suas proteínas, podemos dizer que vem de vários brotos de leguminosas que nós mesmos produzimos!”.
Entre no Site da Broto Fácil, curta no Facebook e siga no Instagram!