15 de abril de 2018 | Artigos
Como ajudar os outros a se tornarem veganos?
Quando um ente querido ou amigos nem cogitam o veganismo, pode ser bastante frustrante. Aqui tentarei dar dicas de como vocês podem ajudá-los a fazer a transição para o veganismo, apoiando-os no estágio em que essas pessoas estão.
Sua mãe tem colesterol perigosamente alto, mas ainda come carne e ovos todos os dias? Seu marido tem excesso de peso, já fez uma cirurgia de bariátrica e opta por uma dieta baixa em carboidratos e acha que é a única coisa para salvá-lo? Sua colega de trabalho, adoradora de cães e voluntária do abrigo, não faz a conexão entre os animais que ela ama e os animais que ela come?
Como um vegano comprometido e informado que entende a conexão entre o consumo de proteína animal e doenças em humanos, assim como o impacto devastador nos animais e no planeta, pode ser extremamente frustrante quando você quer ajudar pessoas próximas a você a se tornarem veganas.
A maioria das pessoas terá dificuldades para fazer essas mudanças, mesmo quando suas próprias vidas dependem disso. Quando literalmente for dado um cenário de “mudança ou morte”, a maioria das pessoas ainda resistirá a fazer as mudanças necessárias para se salvar! Então, imagine a imensa dificuldade em convencer as pessoas a mudar para salvar a vida de outro, no caso um animal que elas nem conhecem.
Entendendo os estágios da mudança
“Changing for Good” de James O. Prochaska
Os estágios da mudança estão detalhados no livro de James O. Prochaska, “Changing for Good”.
Para ajudar a aliviar a frustração, acho útil compreender os estágios básicos pelos quais todos passamos ao fazer qualquer tipo de mudança no estilo de vida. Algumas pessoas passarão por essas mudanças durante a noite; outros passarão muito tempo em um estágio, enquanto muitos passarão a vida inteira sem conseguir se comprometer.
Uma vez que você esteja familiarizado com os estágios, poderá ver com mais clareza onde seu ente querido ou amigo está inserido e adaptar seu apoio para se adequar ao estágio atual dele. Esses cinco estágios estão detalhados no livro “Changing for Good”, do Professor James Prochaska.
Estágio Um: Pré-contemplação
Nesse estágio, não temos consciência, culpamos as circunstâncias além do nosso controle, ou podemos negar que há um problema:
“Eu não conseguiria sobreviver um dia sem queijo!”
“Eu não posso cozinhar esses novos alimentos porque minha família vai rejeitá-los e morrer de fome.”
“É muito caro comprar todos esses alimentos veganos.”
“Animais são feitos para serem comidos. Eu não quero ouvir sobre o sofrimento deles!
Pessoas no estágio de Pré-Contemplação são as mais difíceis para que se consiga alguma mudança, porque elas se consideram totalmente isentas de suas responsabilidades e negam que haja um problema.
A maneira pela qual você pode ajudar ao falar com uma pessoa neste estágio é tentar despertar a emoção e ajudá-la a conectar os pontos entre suas ações e o resultado dessas ações.
Você poderia convidá-los a assistir filmes como “Fat, Sick and Nearly Dead” ou “Earthlings”, e depois conversar sobre como o filme se relaciona com sua própria situação, ajudando-os a ver a conexão entre o que eles consomem e sua saúde, sofrimento dos animais e os impactos ambientais. É provável que a pessoa fique chateada ou até mesmo brava, e você não deve ter medo dessa emoção, uma vez que indica que eles estão fazendo a conexão e emergindo da dormência.
Permita que os sentimentos dessa pessoa surjam, mas não bata de frente com a raiva dela, mesmo se ela ataca e culpar você, lembre-se de que isso não é sobre você!
Estágio Dois: Contemplação
Seu trabalho é ser solidário aqui! Mostre a eles que é possível. Seu ttrabalho é ser solidário aqui! Mostre a eles que é possível.
Neste estágio, declaramos nossa intenção de mudar, mas estamos tendo problemas para colocar em prática a mudança. As pessoas nesta fase mostram o desejo de serem veganas, mas alegam que não conseguem. Você vai ouvi-los dizer coisas como “Eu gostaria de ser vegano, mas é muito difícil porque…”
Seu trabalho é ser solidário aqui! Não entre em conflito ou seja negativo. Os contempladores precisam de esperança e inspiração, e precisam ver exemplos concretos de pessoas que curtem felizes e vivem bem num estilo de vida vegano. O livro “Forks Over Knives” é particularmente eficaz para o Estágio Dois, pois inspiram histórias da vida real.
Encoraje a pessoa a levar as coisas ao seu próprio ritmo e não verem os tropeções como razões para desistir completamente. Mergulhar de cabeça cedo demais e despreparado pode levar à desmoralização e à desistência!
Terceira Fase: Preparação
Ajude os outros a se tornarem veganos. Ajude-as de várias maneiras e lide com suas lutas com compaixão e positividade.
Observe que ainda não estamos no estágio de ação ainda! No estágio de preparação, as pessoas estão coletando todas as informações e ferramentas de que precisam e estão se preparando para implementá-las.
Entre nas trincheiras com as pessoas neste estágio – esteja lá para ajudá-las na cozinha, faça planos de refeições juntos, compartilhe seus sites e livros de culinária veganos favoritos, incentive-os a se consultar com um nutricionista vegano e ajude-os a lidar com suas dificuldades. Compaixão e positividade sempre.
Dê dicas e conselhos às pessoas para que elas possam fazer uma transição suave para um estilo de vida vegano.
A terceira etapa é sobre passos concretos e transformar uma ideia em realidade real.
Estágio Quatro: Ação
Tempo para a ação: Nesta fase, começamos a andar a conversa.
Finalmente chegamos ao estágio pelo qual esperamos! Nesta fase, começamos a andar na conversa, colocando-se em situações de “teste” – como sair de férias e ter a confiança necessária para levar o veganismo para a estrada.
Se despreparadas, essas situações podem levar a retrocessos e confusão, então encoraje seus entes queridos e amigos a estabelecerem uma rotina estável. Pergunte o que eles precisam em restaurantes, aprenda novas receitas básicas, explore lojas de alimentos saudáveis, ouça podcasts e leia sobre histórias de vida inspiradoras de veganos. Livros e revistas são bem vindos sempre.
Estágio Cinco: Motivar/Manter
Bem vindo à comunidade vegana!
Para a maioria de nós, é fácil navegar a partir deste ponto, à medida que aproveitamos os benefícios de nos envolvermos com a comunidade vegana mais ampla. Existem muitas novas possibilidades disponíveis nesta fase, desde participar de protestos até se tornar ativo em campanhas de compaixão pelos animais, visitar feiras veganas e conhecer novos amigos veganos. Tudo isso ajuda a fortalecer nosso compromisso com um estilo de vida saudável e sem crueldade.
Este é o ponto em que muitos começam a se tornar veganos éticos; e, infelizmente, esse também é o ponto em que alguns que não fizeram a conexão ética, muitas vezes recorrem a comer animais novamente. Requer inspiração, educação e motivação contínuas para manter qualquer mudança de vida e, o veganismo, é uma jornada de longa duração na qual a aprendizagem nunca termina.
Agora que entendemos os estágios da mudança, é importante ter em mente que muitas pessoas estão em um lugar onde não podem imaginar que uma mudança em um estilo de vida vegano seja possível ou desejável; coisas que parecem óbvias para você podem parecer intransponíveis para os outros. Para saber como ajudar os outros a se tornarem veganos, precisamos ouvir atentamente suas objeções, tentar encontrar o seu estágio e dar-lhes apoio, paciência e compaixão.
Lembre-se de que, embora possamos apoiar os outros, finalmente tomaremos nossas próprias decisões na vida e nos desenvolveremos em nosso próprio ritmo e estilo de vida!
Texto retirado de The Woman Vegan
Curta o Veguia no Facebook!
Siga o Veguia no Instagram!