15 de abril de 2018 | Artigos

Como ajudar os outros a se tornarem veganos?

Quando um ente querido ou amigos nem cogitam o veganismo, pode ser bastante frustrante. Aqui tentarei dar dicas de como vocês podem ajudá-los a fazer a transição para o veganismo, apoiando-os no estágio em que essas pessoas estão.

Sua mãe tem colesterol perigosamente alto, mas ainda come carne e ovos todos os dias? Seu marido tem excesso de peso, já fez uma cirurgia de bariátrica e opta por uma dieta baixa em carboidratos e acha que é a única coisa para salvá-lo? Sua colega de trabalho, adoradora de cães e voluntária do abrigo, não faz a conexão entre os animais que ela ama e os animais que ela come?

Como um vegano comprometido e informado que entende a conexão entre o consumo de proteína animal e doenças em humanos, assim como o impacto devastador nos animais e no planeta, pode ser extremamente frustrante quando você quer ajudar pessoas próximas a você a se tornarem veganas.

A maioria das pessoas terá dificuldades para fazer essas mudanças, mesmo quando suas próprias vidas dependem disso. Quando literalmente for dado um cenário de “mudança ou morte”, a maioria das pessoas ainda resistirá a fazer as mudanças necessárias para se salvar! Então, imagine a imensa dificuldade em convencer as pessoas a mudar para salvar a vida de outro, no caso um animal que elas nem conhecem.

Entendendo os estágios da mudança

“Changing for Good” de James O. ProchaskaChanging-for-Good-198x300

Os estágios da mudança estão detalhados no livro de James O. Prochaska, “Changing for Good”.

Para ajudar a aliviar a frustração, acho útil compreender os estágios básicos pelos quais todos passamos ao fazer qualquer tipo de mudança no estilo de vida. Algumas pessoas passarão por essas mudanças durante a noite; outros passarão muito tempo em um estágio, enquanto muitos passarão a vida inteira sem conseguir se comprometer.

Uma vez que você esteja familiarizado com os estágios, poderá  ver com mais clareza onde seu ente querido ou amigo está inserido e adaptar seu apoio para se adequar ao estágio atual dele. Esses cinco estágios estão detalhados no livro “Changing for Good”, do Professor James Prochaska.

Estágio Um: Pré-contemplação

Nesse estágio, não temos consciência, culpamos as circunstâncias além do nosso controle, ou podemos negar que há um problema:

“Eu não conseguiria sobreviver um dia sem queijo!”

“Eu não posso cozinhar esses novos alimentos porque minha família vai rejeitá-los e morrer de fome.”

“É muito caro comprar todos esses alimentos veganos.”

“Animais são feitos para serem comidos. Eu não quero ouvir sobre o sofrimento deles!

Pessoas no estágio de Pré-Contemplação são as mais difíceis para que se consiga alguma mudança, porque elas se consideram totalmente isentas de suas responsabilidades e negam que haja um problema.

A maneira pela qual você pode ajudar ao falar com uma pessoa neste estágio é tentar despertar a emoção e ajudá-la a conectar os pontos entre suas ações e o resultado dessas ações.

Você poderia convidá-los a assistir filmes como “Fat, Sick and Nearly Dead” ou “Earthlings”, e depois conversar sobre como o filme se relaciona com sua própria situação, ajudando-os a ver a conexão entre o que eles consomem e sua saúde, sofrimento dos animais e os impactos ambientais. É provável que a pessoa fique chateada ou até mesmo brava, e você não deve ter medo dessa emoção, uma vez que indica que eles estão fazendo a conexão e emergindo da dormência.

Permita que os sentimentos dessa pessoa surjam, mas não bata de frente com a raiva dela, mesmo se ela ataca e culpar você, lembre-se de que isso não é sobre você!

Estágio Dois: Contemplação

Seu trabalho é ser solidário aqui! Mostre a eles que é possível. Seu ttrabalho é ser solidário aqui! Mostre a eles que é possível.

Neste estágio, declaramos nossa intenção de mudar, mas estamos tendo problemas para colocar em prática a mudança. As pessoas nesta fase mostram o desejo de serem veganas, mas alegam que não conseguem. Você vai ouvi-los dizer coisas como “Eu gostaria de ser vegano, mas é muito difícil porque…”

Seu trabalho é ser solidário aqui! Não entre em conflito ou seja negativo. Os contempladores precisam de esperança e inspiração, e precisam ver exemplos concretos de pessoas que curtem felizes e vivem bem num estilo de vida vegano. O livro “Forks Over Knives” é particularmente eficaz para o Estágio Dois, pois inspiram histórias da vida real.

Encoraje a pessoa a levar as coisas ao seu próprio ritmo e não verem os tropeções como razões para desistir completamente. Mergulhar de cabeça cedo demais e despreparado pode levar à desmoralização e à desistência!

Terceira Fase: Preparação

Ajude os outros a se tornarem veganos. Ajude-as de várias maneiras e lide com suas lutas com compaixão e positividade.

Observe que ainda não estamos no estágio de ação ainda! No estágio de preparação, as pessoas estão coletando todas as informações e ferramentas de que precisam e estão se preparando para implementá-las.

Entre nas trincheiras com as pessoas neste estágio – esteja lá para ajudá-las na cozinha, faça planos de refeições juntos, compartilhe seus sites e livros de culinária veganos favoritos, incentive-os a se consultar com um nutricionista vegano e ajude-os a lidar com suas dificuldades. Compaixão e positividade sempre.

Dê dicas e conselhos às pessoas para que elas possam fazer uma transição suave para um estilo de vida vegano.

A terceira etapa é sobre passos concretos e transformar uma ideia em realidade real.

Estágio Quatro: Ação

Tempo para a ação: Nesta fase, começamos a andar a conversa.

Finalmente chegamos ao estágio pelo qual esperamos! Nesta fase, começamos a andar na conversa, colocando-se em situações de “teste” – como sair de férias e ter a confiança necessária para levar o veganismo para a estrada.

Se despreparadas, essas situações podem levar a retrocessos e confusão, então encoraje seus entes queridos e amigos a estabelecerem uma rotina estável. Pergunte o que eles precisam em restaurantes, aprenda novas receitas básicas, explore lojas de alimentos saudáveis, ouça podcasts e leia sobre histórias de vida inspiradoras de veganos. Livros e revistas são bem vindos sempre.

Estágio Cinco: Motivar/Manter

Bem vindo à comunidade vegana!

Para a maioria de nós, é fácil navegar a partir deste ponto, à medida que aproveitamos os benefícios de nos envolvermos com a comunidade vegana mais ampla. Existem muitas novas possibilidades disponíveis nesta fase, desde participar de protestos até se tornar ativo em campanhas de compaixão pelos animais, visitar feiras veganas e conhecer novos amigos veganos. Tudo isso ajuda a fortalecer nosso compromisso com um estilo de vida saudável e sem crueldade.

Este é o ponto em que muitos começam a se tornar veganos éticos; e, infelizmente, esse também é o ponto em que alguns que não fizeram a conexão ética, muitas vezes recorrem a comer animais novamente. Requer inspiração, educação e motivação contínuas para manter qualquer mudança de vida e, o veganismo, é uma jornada de longa duração na qual a aprendizagem nunca termina.

Agora que entendemos os estágios da mudança, é importante ter em mente que muitas pessoas estão em um lugar onde não podem imaginar que uma mudança em um estilo de vida vegano seja possível ou desejável; coisas que parecem óbvias para você podem parecer intransponíveis para os outros. Para saber como ajudar os outros a se tornarem veganos, precisamos ouvir atentamente suas objeções, tentar encontrar o seu estágio e dar-lhes apoio, paciência e compaixão.

Lembre-se de que, embora possamos apoiar os outros, finalmente tomaremos nossas próprias decisões na vida e nos desenvolveremos em nosso próprio ritmo e estilo de vida!

Texto retirado de The Woman Vegan

Curta o Veguia no Facebook!

Siga o Veguia no Instagram!