1 de outubro de 2020 | Artigos
Duas a cada cinco espécies de plantas no planeta estão ameaçadas de extinção
Segundo um estudo realizado pelo Kew Gardens, o Jardim Botânico Real de Londres, duas a cada cinco espécies de plantas no planeta estão ameaçadas de extinção.
O relatório “Estado Mundial das Plantas e Fungos 2020”, lançado nesta quarta-feira, contou com a colaboração de mais de 200 especialistas de 42 países.
Entre as espécies há muitas brasileiras ameaçadas. Entre elas o Butiá, que é do sul do Brasil, e o Fatu Amarelo, planta nativa de uma pequena ilha no Pacífico, mas que agora só existe em cativeiro.
Entre as mais de 36 mil espécies de plantas catalogadas no Brasil, 3.934 estão ameaçadas. Porém, segundo a pesquisadora Rafaela Forzza, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o número real é bem maior, pois faltam informações para avaliar a situação de parte das espécies catalogadas.
Agricultura e aquicultura (32,8%), a utilização como recurso natural (2,1%) e modificações no habitat (10,8%) são as principais ameaças às plantas.
Assine Newsletter do Veguia e fique por dentro das notícias do universo vegano, além de receber as receitas! Clique aqui para assinar, não leva mais que um minuto!