8 de fevereiro de 2021 | Artigos

Lagartixa fluorescente é encontrada por pesquisadores no deserto da Namíbia

Pesquisadores alemães descobriram uma nova espécie de lagartixa, que chama a atenção por um detalhe: o animal é fluorescente!

A descoberta aconteceu no deserto da Namíbia, na África, e foi publicada em um artigo científico na publicação Scientific Reports.

A lua é a única fonte de luz durante as viagens noturnas de caça dessas lagartixas nos desertos da Namíbia. O componente azul do luar é absorvido pela pele e emitido na forma de luz neon verde brilhante.

Para eles, esse mecanismo é provavelmente usado como sinal de reconhecimento entre indivíduos da espécie em distâncias maiores, em vez dos sinais auditivos empregados por algumas outras lagartixas para comunicação de longa distância. Predadores como corujas e chacais não conseguem ver as listras fluorescentes, já que estão situadas na lateral debaixo do corpo das lagartixas!

Ela é conhecida como lagartixa de pernas de pano do Namibe, ou lagartixa da areia do Namibe, tem cerca de 10-15 centímetros de comprimento, tem pele translucida, vive em leitos de rios secos e dunas do deserto e usa seus grandes pés palmados para cavar na areia fina.

Como a natureza é incrível, né?!

Assine Newsletter do Veguia e fique por dentro das notícias do universo vegano! Clique aqui para assinar, não leva mais que um minuto!

Entre no Site do Veguia, curta no Facebook e siga no Instagram!