21 de janeiro de 2018 | Artigos

O especismo nosso de cada dia

Vou começar esse texto explicando de forma simplificada o que é especismo: sabe quando você abraça o seu gato e faz carinho no seu cachorro, fala que ama os animais, mas come carne? Pois é, isso é especismo. É não colocar em igualdade todos os animais e achar que as vidas de alguns deles valem mais que as de outros.

Não estou aqui menosprezando ou falando mal de quem é especista, até porque um dia eu já fui especista também e, a maioria de nós, geralmente é sem perceber essa contradição de amar alguns animais e comer outros.

Então, estou aqui, para pedir que você reflita se não é especista em alguns momentos, e isso vale para os veganos também, pois sei que muitos matam baratas, o que, na minha opinião, também é especismo, pois a barata também tem vida. Não estou aqui pedindo que você adote uma barata e a trate como animal de estimação! Só pense: é realmente necessário matá-la? Não existe uma maneira de afugentar ou tentar pegá-la com um potinho e jogá-la em outro lugar?!

E, se você é onívoro, imagine a seguinte situação: vamos supor que você fosse criado junto com um porquinho desde que os dois nasceram. Os dois foram crescendo e criando laços muito fortes de amizade, carinho e amor. Até que um dia alguém fala para você que o seu amigo vai virar comida e será servido na janta para sua família. Isso é justo? É claro que não, até porque você havia criado um laço emocional muito forte com ele! Mas é justo outros milhões de porcos que são mortos anualmente pela indústria da carne? Eles sentem, são engraçados e oferecem amor, assim como o seu amigo. A diferença é que você criou um laço emocional com aquele porco, assim como criou um laço com o seu gato ou cachorro!

Porque quando olhamos cachorros sendo mortos na China para virarem comida ficamos revoltados com tal fato e quando as pessoas comem bacon, frango ou peixe está tudo bem? Percebe como funciona o especismo? Isso é justo? Pense nisso!

Definição de especismo no dicionário: é a atribuição de valores ou direitos diferentes a seres dependendo da sua espécie.

O especismo nosso de cada dia.

Curta o Veguia no Facebook!

Siga no Veguia no Instagram!