21 de abril de 2018 | Artigos
Os 5 segredos da cozinha vegana!
O título dessa matéria parece até de um livro de algum chef vegano, não é mesmo?! Mas a minha intenção não é passar, nessa matéria, nenhuma receita profissional (não sou chef), mas sim algumas coisas úteis que aprendi na cozinha ao longo dos meus 5 anos de veganismo.
Temperos
Uma comida bem temperada é a chave para você preparar pratos deliciosos no veganismo! É claro que, no início, você pode errar a mão ou errar nas combinações de temperos. Mas com o tempo, erros e acertos, você vai começar a elaborar pratos de dar água na boca. Pesquise sobre combinações e conheça novos temperos!
Prove de novo alguma comida que não gostava quando era vegetariano ou onívoro
Quando eu era vegetariano eu não suportava tomate seco e berinjela. Depois que virei vegano, resolvi prová-los de novo e, para minha grande surpresa, eu adorei! O nosso paladar muda quando nos tornamos veganos e isso pode ser muito bom no momento de preparar uma nova receita, com algum alimento que estava colocado em segundo plano em sua vida!
Conhecendo novas frutas
Pitaya e Fruta do Conde eram duas frutas que eu nem sabia que existiam quando eu era onívoro. Quando provei as duas, elas ficaram no meu top 10 de frutas favoritas! E, é claro, quando você descobre novos sabores, o seu paladar fica mais apurado! Com o paladar mais apurado, você começa a sentir o que é bom e ruim nas receitas veganas!
Improviso
Quando se é vegano e se tem alergia ao glúten (como é o meu caso e sei que o de muitas pessoas também), parece que tudo está perdido! Mas não é assim, não se desespere! Agora existem muitas farinhas que substituem a farinha de trigo sem deixar em nada a desejar! Além disso, você pode, ao invés fazer, por exemplo, a base de uma torta crudívora (bater castanhas, tâmaras e óleo de coco) e não usar farinha nenhuma! O improviso é essencial na cozinha quando alguma alergia faz parte da vida de um vegano!
Aprendizado
Esteja sempre querendo aprender algo novo. Não faça as mesmas receitas sempre, pois, além de limitar o seu cérebro de aprender algo novo, o seu paladar vai ficar enjoado muito rápido! Texto o novo sempre. Ou faça aquela receita que você adora, testando algo novo nela 😉
Curta o Veguia no Facebook!
Siga o Veguia no Instagram!