25 de abril de 2021 | Comportamento
Pigmento azul natural encontrado no repolho roxo poderia substituir corante alimentar artificial
Pamela Denish, uma estudante graduada no Instituto de Inovação Para Alimentos e Saúde da UC Davis, e seus colegas descobriram um pigmento azul no repolho roxo, semelhante ao corante alimentar artificial azul brilhante FCF ou E133.
A cor azul é rara na natureza, por isso os corantes artificiais alimentares da cor azul são amplamente utilizados em doces e bebidas, e sabemos que eles não são nada bons para a nossa saúde, além de causarem impactos ambientais no planeta.
Segundo Rebecca Robbins, também envolvida no estudo, a cor azul é tão incomum na natureza, pois são necessárias estruturas moleculares complexas para absorver os comprimentos de ondas corretos de luz para dar uma aparência azul.
Este pigmento azul natural descoberto por Denish e sua equipe na UC davis é um tipo de molécula de antocianina, que está presente apenas em pequenas quantidades no repolho roxo. Os pesquisadores descobriram que poderiam fazer grandes quantidades desse corante tratando as antocianinas vermelhas dominantes com uma enzima especialmente projetada que as tornava azuis. Até agora, o corante tem sido usado para colorir sorvete, cobertura de donut e lentilhas revestidas de açúcar, com todos os alimentos testados permanecendo azuis por 30 dias em armazenamento.
Fonte: Design Boom
Siga o Veguia no Instagram!
Assine Newsletter do Veguia e fique por dentro das notícias do universo vegano, além de receber as receitas! Clique aqui para assinar, não leva mais que um minuto!