25 de outubro de 2019 | Refeições
Refeição Vegana para o dia-a-dia (3)
Qual é a sua leguminosa preferida?
Acredito que para a maioria dos brasileiros a resposta é o feijão, tendo algumas diferenças de preferências regionais entre o feijão preto, o carioca e o de corda.
Porém existem outros diversos tipos de leguminosas deliciosas e protéicas, como o grão de bico, que podem ser utilizadas no lugar do feijão até para aumentar a variedade de alimentos, nutrientes e sabores que consumimos no dia-a-dia e que tem preparo bem semelhante.
A sugestão de Refeição Vegana de hoje é:
- arroz
- grão de bico ensopado
- purê de batata doce
- pirão
- repolho refogado
- farofa crocante de quinoa
- salada de alface
Utilizei os vegetais orgânicos que comprei na feira do produtor local.
Preparo do grão de bico:
Deixe o grão de bico de molho de 12 a 24 horas em bastante água com um pouco de limão ou vinagre para hidratar os grãos e eliminar o excesso de ácido fítico e outros antinutrientes que podem gerar mal estar, estufamento e inibir a absorção de nutrientes. Troque a água algumas vezes para não deixar formar espuma e fermentar.
Passado este tempo, escorra os grãos, descarte a água da demolhagem, lave e reserve.
Em uma panela de pressão, refogue os temperos de sua preferência em azeite ou óleo e em seguida adicione o grão de bico lavado e sal. Preencha com água limpa até ficar 2 dedos acima do nível dos grãos, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos após começar a pressão.
Preparo do pirão:
Pegue uma parte do caldo do grão de bico já cozido e temperado e acrescente farinha de mandioca aos poucos. Leve ao fogo misturando bem para não empelotar e acrescente pimenta dedo de moça picadinha. Corrija o sal. Quando ferver está pronto. Se ficar muito espesso acrescente um pouco mais de caldo do grão de bico.
Preparo da farofa de quinoa:
Deixe 1 xícara de quinoa de molho por 4 horas (mesmo método da demolhagem do grão de bico acima).
Descarte a água e cozinhe a quinoa em 1 xícara de água até evaporar toda água (igual como se prepara arroz). Reserve.
Em uma frigideira refogue em bastante azeite alho poró picado (ou cebola) e então acrescente 250g de farinha de mandioca (eu utilizei a de copioba – por isso que ficou amarelinha, comum no norte e nordeste e pode ser encontrada na Casa do Norte de sua cidade). Toste levemente a farinha no tempero e então acrescente a quinoa cozida e o sal. Desligue e adicione cheiro verde ou coentro picadinho.
Preparo do purê:
Cozinhe a batata doce com casca até ficarem macias, descasque e passe no espremedor. Em seguida tempere com azeite e sal (ou se preferir utilize manteiga ghee vegana).
O repolho apenas foi fatiado e refogado em azeite em fogo alto. Quando começou a dourar desliguei e temperei com sal e pimenta.
Bom apetite!
➡ Contato para cursos e consultorias: contato@cajucaju.com.br (Diana Sasaki)
Siga-nos no instagram e curta nossa fanpage no facebook @cajucajuvegan