3 de maio de 2021 | Comportamento

Restos de roupas são usados na produção de tijolos

Milhões de toneladas de resíduos são gerados pela indústria têxtil. O impacto ambiental causado pela construção civil é enorme. Foi observando isso, que a arquiteta francesa Clarisse Merlet encontrou uma solução para minimizar esses dois problemas: fabricar tijolos a partir de restos de roupas!

A FabBRICK, empresa fundada pela francesa, produz os tijolos – a partir de duas a três roupas rasgadas e cola ecológica (desenvolvida por Clarisse). Os tijolos são resistentes ao fogo e à umidade, além de serem excelentes isolantes térmicos e acústicos!

Uma informação importante e que deve ser ressaltada é que estes tijolos não podem ser usados na construção de paredes ou partes estruturais, mas podem ser aproveitados para decoração e construção de compartimentos e divisórias internas, sendo aproveitados em várias lojas.

“Desde a nossa criação no final de 2018, já desenhamos mais de 40.000 tijolos que representam 12 toneladas de têxteis reciclados”.

Clarisse e sua equipe estão trabalhando para desenvolver tijolos de tecido que possam também ser usados em partes estruturais da construção civil.

Siga o Veguia no Instagram!

Assine Newsletter do Veguia e fique por dentro das notícias do universo vegano, além de receber as receitas! Clique aqui para assinar, não leva mais que um minuto!