25 de janeiro de 2021 | Artigos

Sistema para filtrar urina de astronautas poderá fornecer água potável na Terra

Uma tecnologia utilizada fora da Terra tem potencial de fornecer água potável para os locais mais necessitados. A empresa dinamarquesa Aquaporin A/S projetou um novo sistema de purificação de água para Estação Espacial Internacional. Esse sistema usa proteínas chamadas aquaporinas. Na natureza, essas proteínas permitem que as raízes das plantas absorvam água do solo e permitem que os rins dos seres humanos filtrem cerca de 170 litros de líquido por dia. A NASA considera substituir o seu sistema atual pelo Aquaporin, depois de testá-lo no espaço.

A Aquaporin A/S tem trabalhado com empresas de tratamento de águas residuais (como a BIOFOS, a maior empresa pública do setor da Dinamarca) para remover micropoluentes e microplásticos das águas, evitando que essas substâncias fluam para o mar.

Um estudo realizado na BIOFOS demonstrou que as aquaporinas removem mais de 95% dos microplásticos e micropoluentes das águas residuais, usando muito menos energia do que os sistemas tradicionais.

“Acho que o sistema da Aquaporin pode ser um pioneiro na produção de água potável acessível a partir de águas residuais no futuro. Estou muito otimista de que podemos enfrentar os desafios da escassez de água em muitas partes do mundo com tecnologias como essa”, disse o gerente de inovação da BIOFOS, Dines Thornberg, que coordenou o estudo.

Em novembro de 2020, a Aquaporin lançou um sistema de filtragem de água residencial para ser instalado embaixo da pia, que funciona sem eletricidade.

É claro que, atualmente, o sistema é muito caro. Mas o objetivo é oferecer um produto acessível à medida que a produção aumentar.

Fonte: CNN

Assine Newsletter do Veguia e fique por dentro das notícias do universo vegano! Clique aqui para assinar, não leva mais que um minuto!

Entre no Site do Veguia, curta no Facebook e siga no Instagram!