4 de março de 2018 | Artigos
“Veganismo é coisa de mulher. Homem que é homem come carne”. Nunca mais diga isso!
Percebi que existem muito mais mulheres do que homens veganos. Comecei a me questionar sobre o motivo disso e relacionei diretamente ao machismo. Me peguei pensando em situações que eu já passei durante esses 5 anos de vida vegana.
Uma frase absurda que escutei bastante nesse tempo foi: “Veganismo é coisa de mulher. Homem que é homem come carne”. Acho que essa frase (cheia de machismo e preconceitos), ajuda a entender o motivo pelo qual o número de homens veganos é bem menor do que o de mulheres. Talvez, muitos homens até tenham vontade de parar de comer carne, virarem vegetarianos ou veganos, mas pelo preconceito que sofreriam, desistem.
Para muitos, comer carne é sinônimo de força e virilidade. Já foi provado que não é necessário comer carne para ser forte. Existem muitos fisiculturistas que são veganos e já ganharam muitas medalhas em competições ao redor do mundo. A mesma coisa pode-se dizer de muitas mulheres veganas, que praticam esportes e são tão boas e até melhores do que os homens (sendo eles onívoros ou veganos).
A imagem que coloquei nessa matéria ilustra bem o que quero dizer: se o homem onívoro se considera mais forte por comer carne, porque ele não luta com um urso ou com um leão para conquistar a carne que ele come? (Sem usar armas, é claro, já que ele se considera tão forte). Você ficou sem resposta, não é mesmo?!
E mais uma informação importante: a carne causa câncer. Ou seja, antes de propagar uma frase cheia de preconceitos, que tal ler esse texto “Como o veganismo pode fazer bem para a sua saúde” e entender de que maneira a carne causa câncer no seu corpo? Não é melhor se preocupar com a sua saúde, do que ficar multiplicando o preconceito por aí?
Então, se você é homem e onívoro, não continue praticando a fala “Veganismo é coisa de mulher. Homem que é homem come carne”. Além de você ser preconceituoso e machista, estará passando por pessoa totalmente desinformada.
Curta o Veguia no Facebook!
Siga o Veguia no Instagram!