23 de setembro de 2021 | Sorveterias

Sorveteria Da Pá Virada, em SP, tem opções de sabores veganos deliciosos!

Hoje é o Dia do Sorvete! E nessa semana fui visitar a Da Pá Virada, uma sorveteria com váaarias opções de sabores veganos deliciosos! Além de provar todos os sabores veganos do dia (cacau, cupuaçu, morango, frutas do bosque, tangerina, cajá, limão siciliano e manjericão – esse último um sabor exótico e simplesmente incrível!), pude conhecer a fábrica e como funciona a produção dos sorvetes por lá!

“Sorvete sempre foi uma paixão minha e da minha mulher, Leia (que, como boa mineira, cozinha magnificamente). Já tínhamos nossas receitas caseiras que faziam muito sucesso entre os amigos. Em 2012 abrimos nossa primeira loja, no Butantã, depois de termos ido à Itália fazer um curso com o maior ‘Maestro Gelataio’ do mundo e nos aprimorarmos ainda mais tecnicamente. De lá, trouxemos máquinas de gelateria que são verdadeiras Ferraris. A loja rapidamente virou a queridinha do bairro. E não foi à toa: aliamos nosso processo artesanal à tecnologia de ponta e usamos só os melhores ingredientes locais, sempre frescos e – sempre que possível – orgânicos. Também usamos importados: o chocolate é belga, o pistache é siciliano e a baunilha é de Madagascar, por exemplo. Mas nada se compara à riqueza das frutas brasileiras: já provou a nossa linha de sabores da Mata Atlântica? E aqui, nada de ingrediente com nome complicado. Não usamos nadinha de artificial nas nossas receitas. Aqui não entra gordura hidrogenada e também não injetamos ar na massa, que é um recurso usado para dar cremosidade, mas na verdade é uma ‘trapaça’ artificial para ter menos volume de sorvete em cada copinho. A cor e o sabor que você vê aqui são da própria fruta, mesmo, sem artifícios. E continuamos a nos aprimorar sempre com novos cursos e técnicas”, contou João.

Eles falaram da relação da sorveteria com o veganismo!

“Temos uma clientela vegana grande e fiel, que é fã dos nossos sorvetes. E, apesar de não sermos exclusivamente veganos – já que muitos dos nossos sabores são à base de leite ou levam mel na composição – somos muito simpáticos à causa vegana, seja do ponto de vista da compaixão pelos animais, seja pelo impacto ambiental advindo do consumo de produtos de origem animal, ou pela saúde. Nossos maiores sucessos veganos são o Limão Siciliano, Maracujá, Cacau Belga e Açaí. Queremos oferecer cada vez mais opções veganas e estamos sempre pesquisando novos sabores. Vemos um futuro em que o veganismo terá cada vez mais adeptos e a Da Pá Virada fica feliz em ser a escolha dos veganos para um sorvete gostoso, saudável e sustentável.”

Posso afirmar que eles são simpáticos à causa, pois não param de testar novos sabores veganos e já são muitos! Inclusive eu dei três sugestões de novos sabores que eles disseram que vão testar e, quem sabe, vão se unir aos vários outros sabores veganos de lá! (Eles são super abertos à novas sugestões, gente!).

E eles levam super a sério a separação no momento da produção dos sorvetes:

“A gente leva super a sério qualquer restrição alimentar, seja ela ideológica ou por questão de saúde. Um ingrediente pode ser delicioso para uma pessoa, mas perigoso para outra. Então tomamos todos os cuidados: Selecionamos nossos fornecedores, rastreando a cadeia de produção, separamos os ingredientes desde a chegada dos insumos na fábrica até o armazenamento e a entrega do sorvete ao cliente no balcão. São diárias de produção diferentes, máquinas separadas, processos de higienização rigorosos e monitoramento constante. Amostras de cada lote são arquivadas e podem ser analisadas. Isolamos todos ingredientes com potencial alergênico: não só os derivados de leite e mel, mas também amêndoas e castanhas, soja, açúcar e glúten. A gente é Da Pá Virada, mas também é ‘Caxias’.”

Posso dizer que nós, veganos, podemos comer tranquilamente lá, porque apesar da Da Pá Virada não ser vegana, as opções veganas não correm risco de contaminação cruzada com leite ou ovos, pois eles higienizam todas as máquinas por lá e fazem testes de possível contaminação antes dos sorvetes serem expostos!

Eles falaram também sobre os planos futuros da Da Pá Virada”

“Queremos crescer, claro! E sempre com sustentabilidade e amor ao planeta, às pessoas e aos animais (aliás, adoramos quando os clientes trazem seus pets!). Vemos um futuro com mais veganos e mais fanáticos por sorvete o ano inteiro. Queremos continuar inventando sabores novos, cada vez mais opções veganas, continuar a fazer isso com o mesmo amor que temos desde o início. Por enquanto estamos só em São Paulo, com 6 lojas e alguns pontos-de-venda. Queremos estar no Brasil inteiro, e quem sabe até no mundo todo? Aliás estamos indo para a praia, sabia? Estamos te contando em primeira mão: chegamos à Ilhabela já neste verão! E nossos carrinhos estarão pelo litoral paulistano em breve.”

“Adoramos receber veganos por aqui. Adoramos quando se tornam cliente fiéis, ou quando trazem amigos, ou quando recomendam a Da Pá Virada nas redes sociais. Adoramos quando inventamos uma receita vegana que fica até mais gostosa que a ‘normal’. Aliás, lançamos uma edição exclusiva para a primavera com três sabores veganos especiais feitos com flores, que ficaram deliciosos: Capim-Santo com amor perfeito (lindo!), Laranja com Rosas (uma delicadeza!) e Hibisco (esse tem sempre, porque pedem muito). O bom é que dá pra pedir os três sabores num copinho, então fica uma verdadeira festa das flores que é uma explosão de sabores exóticos. Tudo light, vegano e do bem!”

Endereços das Unidades: Rua José Jannarelli, 455 – Jardim Guedala/ Rua Antônio Mariani, 240 – Butantã/ Alameda Lorena, 1655 – Jardins/ Rua Cardoso de Almeida, 1021 – Perdizes/ Rua Mal. Hastimphilo de Moura, 641 -Portal do Morumbi/ Rua Gaivota, 779 – Moema.

Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 12h às 21h.

Entre no Site da Da Pá Virada, siga no Instagram e curta no Facebook!