5 de julho de 2020 | Artigos

Animais do SeaWorld poderiam ser substituídos por golfinhos robóticos

Já imaginaram como seria incrível se parques aquáticos como o do SeaWorld tivessem os seus animais substituídos por animatrônicos? Um sonho? Ao que tudo indica não mais.

Melanie Langlotz, CEO da Ge-Start Games, e o seu sócio, Li Wang, tiveram a ideia de criar espécies animatrônicas após serem chamados para trabalhar na elaboração de um aquário que manteria golfinhos e baleias em pequenos tanques, e se sentiram incomodados com a ideia.

Mas a dupla ainda precisava de profissionais especializados para transformar esse sonho em realidade.

Foi então que, após convites à vários profissionais da área – e todos negados pela dificuldade em criar um animal robô que permanecesse muito tempo embaixo da água-, dois especialistas em animatrônicos em São Francisco, nos Estados Unidos, Roger Holzberg e Walt Conti – o ex-vice-presidente e diretor criativo da Walt Disney Imagineering, respectivamente – toparam fazer parte do projeto! Ambos ajudaram a criar animais robóticos para filmes como Star Trek e Jurassic World.

O golfinho robótico criado pela equipe formada se chama “Flipper” – que pesa quase 200 quilos – apresenta estruturas esquelética e muscular realistas. Ele tem uma bateria de 10 horas e dura 10 anos em água salgada. Atualmente, ele foi projetado para ser controlado remotamente.

Estudos mostraram que os cetáceos – que incluem golfinhos, baleias e botos -mantidos em cativeiro sofrem muito. Isso se deve em parte ao fato de seus tanques não replicarem adequadamente o oceano. Uma orca em cativeiro teria que nadar em torno de um tanque no SeaWorld 1.400 vezes por dia para igualar a distância que uma orca selvagem nadaria no oceano. Isso ocorre de acordo com a organização de caridade Whale and Dolphin Conservation.

Após o lançamento do filme de 2013 “Blackfish” – que expôs a realidade de manter as orcas em cativeiro – o SeaWorld enfrentou uma onda de críticas.

A missão é reinventar a agitada indústria do entretenimento marinho, para que elas continuem com seus shows de maneira sustentável, ética e segura!

“Para aqueles de nós que se preocupam com a preservação de animais marinhos, este é um sonho tornado realidade”, disse Holzberg.

A China está de olho nos golfinhos animatrônicos. De acordo com a Edge Innovations, os golfinhos robóticos poderão em breve ingressar em um novo aquário chinês.

Assine Newsletter do Veguia e fique por dentro das notícias do universo vegano! Clique aqui para assinar, não leva mais que um minuto!