12 de maio de 2015 | Alimentação

Comi feijão e descobri que ele foi feito com caldo de carne. E agora?

feijão

Não sei se muitas pessoas irão ler esse post, mas o acho de extrema importância, pelo menos para mim, para que eu possa expor a minha opinião sobre uma dúvida que quase todo vegano já teve: comi feijão e descobri que ele foi feito com caldo de carne. Isso significa que por ter achado o feijão gostoso não sou mais vegano?

Eu também já comi feijão e depois descobri que ele foi feito com caldo de carne. Eu achei o feijão gostoso, isso significa que o meu veganismo foi por água abaixo? A minha resposta é: não.

Feijão_3

Vamos lá, vamos analisar a situação: a fome ativa diversas partes do cérebro, a da memória olfativa e do paladar. No momento em que comi o feijão e gostei do gosto (sem saber que ele fora preparado com caldo de carne), o meu cérebro relacionou o gosto a uma memória antiga quando eu ainda era onívoro. Quando você muda a alimentação, o cérebro leva um tempo para se adaptar àquilo que você não come mais, isso não acontece do dia para noite. Não, isso não é uma desculpa dos veganos e para provar isso irei te fazer uma pergunta: lembre-se de alguma vez no passado em que comeu algo e passou mal durante dois ou três dias. Pense no alimento que te fez passar mal, o que você sente? Enjoo? Nojo? Uau, isso não é nenhuma surpresa, o seu cérebro gravou aquilo como uma lembrança ruim e, mesmo após anos, você ainda se lembra do gosto do alimento e prefere nem comer, não é mesmo? O mesmo acontece com o gosto da carne. Quando fomos onívoros um dia, DURANTE ANOS, veja bem ANOS, nós gostamos daquele sabor, o cérebro praticamente ficou condicionado a associar aquele gosto a uma coisa boa, e se você comeu feijão com caldo de carne e gostou, não se preocupe, você não será menos vegano ou vegetariano por causa disso, o que vale é a sua consciência e a sua luta diária pelo bem estar animal e pelo fim do sofrimento de todas as espécies 😉