26 de março de 2018 | Receitas
Queijo Defumado Vegano e Sem Glúten
Queijo é um dos alimentos que os veganos sentem mais falta e é também o responsável por muitos ovolactovegetarianos não darem o passo para o veganismo.
Isto é compreensível porque os queijos tem sabor e textura incríveis, são ricos em umami e super versáteis para serem utilizados em receitas. Porém, os queijos derivados de leites animais são provindos de exploração animal, acidificam o sangue (fazendo o corpo retirar minerais dos ossos para tentar equilibrar seu ph novamente, trazendo danos à longo prazo para a saúde óssea) e possuem um fator extremamente viciante, a caseína, que pode inflamar os receptores opióides do cérebro, produzindo uma sensação de euforia bem parecida com a dependência de drogas como a cocaína. Além de muito outros malefícios e de conter substâncias indesejadas pus, aditivos químicos, etc.
Apesar de compreensível, esta não pode ser uma desculpa para continuarmos em nossa zona de conforto e fecharmos os olhos para a crueldade animal, assim como continuar ingerindo alimentos que prejudicam nossa saúde.
Mas a boa notícia é que existem QUEIJOS VEGETAIS que não devem nada no sabor aos convencionais e que podemos fazer em casa de forma artesanal, sem equipamentos inusitados!
Hoje trago para vocês um queijo defumado, que de sabor lembra o provolone. Pode ser utilizado em pizzas, lanches, quiches, por cima da lasanha, como recheio e onde mais a sua criatividade gastronômica permitir!
Bora pra receita! 😎
Ingredientes:
- 100g de castanha de caju crua
- 100g de tremoço
- 1 pitada de cúrcuma
- 2 colheres (café) de tempero defumado (sal defumado, páprica defumada ou outro)
- 1 limão espremido
- 100ml de água
Modo de preparo:
Deixe a castanha de caju e o tremoço de molho por 8h para eliminar os antinutrientes (no caso da castanha) e o excesso de sal da conserva (no caso do tremoço). Descarte a água.
Bata no liquidificador todos os ingredientes até ficar homogêneo. O sal defumado é o que dá sabor mais intenso para o queijo. Algumas pessoas utilizam fumaça líquida ou em pó em versões veganas para saborizar alimentos. Fica a seu critério. Eu ainda prefiro as alternativas mais naturais.
Este queijo pode ser consumido desta forma crua ou pode ser grelhado em uma frigideira se preferir e fica com sabor mais intenso e ainda forma casquinha crocante. Porém não é um queijo que derrete e que estica, é mais um creme de queijo, mas ele gratina super bem!
Tive o prazer de apresentar este prato no Panelaço e foi uma experiência deliciosa! Confira aqui!
Bora Veganizar! ❤
➡ Contato para cursos e consultorias: contato@cajucaju.com.br
Posso substituir o tremoço? Pelo que?
Obg
Oii Andreia! Para este queijo especificamente o tremoço é fundamental. Mas continue nos acompanhando que vamos postar mais receitas de queijos, com diferentes matérias primas e que não utilizam tremoço. 😉
Boa tarde, rende quantas porções?
Olá! O queijo final fica com aproximadamente 400g.
Preciso tirar aquela pele/casca do tremoço?
Heloisa, não precisa 😉
O que é tremoço?
O tremoço é aquele em conserva?
Isso mesmo 🙂
Olhei melhor a receita e vi que é em conserva sim
😉
Olá .. não poe ágar ágar? Soh bater? Vai na geladeira? Obrigado
Olá, Bira! Isso mesmo, só bater. É um queijo cremoso que quando grelhado cria uma casquinha crocante 😉