15 de maio de 2020 | Receitas

Esfiha fechada

Que tal preparar suas esfihas? Essa receita é muito saborosa e você pode usar o recheio que gosta e tem em casa! Se quiser uma opção de massa com farinha de trigo integral você encontra aqui na seção de receitas.

Ingredientes

300gr de farinha de trigo

15gr de fermento fresco

20ml de azeite

5g açucar

2g sal

160ml de água

Recheio

100gr de pts miuda

2 tomates italianos

2 cebolas pequenas ou 1 grande

30ml de shoyu

1 colher sopa de melado de cana

20ml de azeite ou óleo vegetal

qb sal

qb cominho

qb tomilho seco

qb salsinha

1 copo de água

Para dourar a massa – 1 colher sobremesa melado, 2 colheres de sopa de azeite, pitada de sal.

Preparo

Massa – peneire a farinha e misture com o fermento. Adicione o açúcar e misture, adicione o sal, azeite e aos poucos vá adicionando a água, misturando até que a massa possa ser sovada.

Sove a masa por cerca de 10 minutos, até que esteja lisa. Separe em bolas de 45gr em média. Coloque em um bowl ou assadeira, cubra com pano e deixe descansar por 1 hora. Reserve

Recheio – Ferva a pts na água e escorra bem. Coloque em um bowl com o shoyu, melado, e metade da cebola ralada ou picada em cubos pequenos e a salsinha. Deixe por pelo menos 30 minutos para pegar sabor. Em uma panela doure a outra metade da cebola em rodelas, adicione a pts temperada. Coloque 1 copo de água e adicione os temperos, cominho, sal, cominho e os que vc gostar (páprica, pimenta, cúrcuma, etc. Tampe e deixe a pts cozinhar por alguns minutos. Abra a panela e deixe o liquido secar. Adicione os tomates picados, sem sementes, misture bem em fogo baixo. Experimente e ajuste os temperos. Deixe esfriar e reserve.

Montagem  – Abra as massas em círculos. Adicione o recheio no centro da massa e modele como esfihas.

Pre aqueca o forno a 200g. Unte uma assadeira com óleo e farinha. Adicione as esfihas e com pincel passe a mistura para dourar. (você pode usar outras opções como cúrcuma e azeite, café e azeite, ou a que preferir). Asse até que fiquem douradas.

Pode usar o recheio de sua preferencia!!!

Contatos para consultorias: tabatadugoism@gmail.com – Instagram: @tabatadugois

2 comentários em “Esfiha fechada”

  1. deniseoliveiradacosta@gmail.com' Denise Oliveira da Costa disse:

    Boa tarde, grata pela receita !! Eu não tenho melado de cana, posso substituir??Obrigada!!! Bjus

    1. Tábata Dugois disse:

      Ola Denise, ficamos felizes que tenha gostado! Pode substituir sim! Se for no preparo da pts, pode colocar uma colher de molho ou extrato de tomate. Para dourar as esfihas, você pode substituir o melado por cúrcuma com azeite, azeite com extrato de tomate, entre outras misturinhas! Depois conta para nós como ficou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *