5 de outubro de 2019 | Receitas

Refeição vegana para o dia-a-dia: cozido

Olá, após alguns meses um pouco ausente aqui no Veguia (desculpem-me por isto! 😛) trago novas inspirações e novas receitas! Além de quitutes deliciosos também quero apresentar ideias de pratos veganos para o dia a dia (algo que já faço na minha conta de instagram @cajucajuvegan) e que as pessoas sempre agradecem pelas ideias e dicas, afinal ter que pensar no que cozinhar todos os dias nem sempre é algo fácil, ne gente?

Então hoje inauguro a sessão REFEIÇÃO VEGANA PARA O DIA-A-DIA !! 😀

E para começar com chave de ouro, compartilho com vcs uma refeição que tem memória afetiva para mim, pois é um prato que faz parte do acervo de minha mãe (que é super extenso para a minha felicidade rsrs) e que ela aprendeu com minha madrinha baiana! Um prato conhecido como COZIDO!

Este prato é comum na Bahia (local onde nasci) e tem origem portuguesa, podendo ter variações familiares, mas que a base se consiste em vegetais diversificados (como batata doce, mandioca, abóbora, batata, quiabo, banana da terra, couve, cenoura, repolho, etc) cozidos em um mesmo caldo um a um separadamente, onde depois é feito um pirão, acompanhado de arroz e carnes. Minha mãe utilizava linguiças defumadas e eu veganizei utilizando ingredientes à base de plantas para dar o sabor defumado, como tofu defumado e/ou linguiça vegana.

Apesar de ser um prato comemorativo, que vira um verdadeiro banquete pela variedade de itens, vou apresentar a vcs uma versão simplificada para o dia a dia. É um carinho na alma comer-lo em dias frios, mas confesso que no calor também cai super bem.

Cozido Vegano

Bora pra receita! 😎

Ingredientes:

  • 2L de água
  • 1/2 maço de couve
  • 1/3 de maço de repolho
  • 2 batatas doces
  • 10 quiabos
  • 500g de mandioca descascada
  • farinha de mandioca crua e fina até dar o ponto de pirão cremoso (cerca de 200g)
  • 1 maço de alho poró picado (pode utilizar cebola e alho se preferir)
  • azeite para refogar os temperos
  • pimenta a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo:

Comece refogando um maço de alho poró (ou de cebola se preferir), cubos de tofu defumado ou linguiça vegana em azeite na panela de pressão destampada e, em seguida, acrescente a água, sal e a mandioca. Tampe e cozinhe na pressão até ela ficar bem macia. Retire a mandioca e reserve.

No mesmo caldo em que a mandioca foi cozida, agora crescente os demais vegetais (separadamente, pois cada um tem um tempo diferente de cozimento) sempre retirando-os quando estiverem prontos e cozinhando o próximo no mesmo caldo. Isso vai adicionando sabor ao caldo além de aproveitar melhor os nutrientes.

Quando todos os vegetais estiverem cozidos, utilize o caldo ainda fervendo para fazer um delicioso pirão. Basta ir adicionando farinha de mandioca crua fina aos poucos e misturando sempre até ficar um creme. Continue misturando, pois o pirão vai engrossando conforme cozinha (cuidado para não adicionar farinha demais!). Ele deve ficar com a textura do pirão da foto.

DICA: Caso não goste de quiabo com baba, deixe para prepara-lo salteado em uma frigideira bem quente com sal e azeite ou então asse-o e não cozido no caldo (é o contato com a água que forma a baba)

Sirva com arroz, os vegetais cozidos, o pirão e uns tomatinhos crus.

Bom apetite!

*********

➡ Contato para cursos e consultorias: contato@cajucaju.com.br (Diana Sasaki)
Siga-nos no instagram e curta nossa fanpage no facebook @cajucajuvegan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *